Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1634
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_ArmandoMeloeSantos.pdf173,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da distorção do resultado primário do governo federal quando apurado sob regime de caixa
Autor(es): Santos, Armando Melo e
Orientador(es): Medeiros, Otavio Ladeira de
Assunto: Política tributária
Finanças públicas
Orçamento público
Despesa pública
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 30-Mar-2011
Referência: SANTOS, Armando Melo e. Análise da distorção do resultado primário do governo federal quando apurado sob regime de caixa. 2009. 35 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar a distorção que ocorre pela metodologia atual de apuração do resultado primário do Governo Federal, a qual é feita considerando apenas o regime de caixa para as receitas e despesas primárias, excluindo do cálculo os Restos a Pagar do exercício financeiro. O estudo detalha, para os exercícios financeiros de 1999 a 2008, os montantes de Restos a Pagar inscritos a cada ano, distinguindo os grupos de despesa e os Restos a Pagar Processados e Não Processados. Foi identificado que o montante de Restos a Pagar, quando comparado com a dotação orçamentária, vem apresentando alta no período de 2003 a 2008, causada principalmente pelos mecanismos de limitação do empenho e a criação dos programas PPI e PAC. Por fim, é concluído que, apesar do sucesso que o setor público vem obtendo em alcançar as metas fiscais definidas, uma parte significativa e crescente do resultado apurado fica comprometido com as despesas inscritas em Restos a Pagar, distorcendo este importante indicador de austeridade fiscal.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1634
Aparece na Coleção:Orçamento e Finanças



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.