Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16339
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GabrielCarlosRibeiroAntunes_tcc.pdf501,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: SPED : impactos nas obrigações acessórias prestadas pelos contadores
Autor(es): Antunes, Gabriel Carlos Ribeiro
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Contabilidade
Contadores - prática profissional
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Mar-2017
Referência: ANTUNES, Gabriel Carlos Ribeiro. SPED: impactos nas obrigações acessórias prestadas pelos contadores. 2016. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um instrumento de acompanhamento e fiscalização criado pelo governo, cujo objetivo principal é promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e o compartilhamento das informações contábeis e fiscais. Esse artigo propôs-se a verificar se com a implementação do SPED houve impactos que proporcionaram mais tempo para os contadores e melhores condições para o atendimento dos interesses dos clientes com uma Contabilidade voltada para tomada de decisões. Para atingir tal objetivo foi realizada um levantamento de dados com a aplicação de questionário em 17 escritórios situados no Guará/DF. Os resultados mostram que na percepção da maior parte dos escritórios não houve uma redução do tempo gasto com as obrigações acessórias. A maior parte dos objetivos do SPED não foram alcançados, não houve uma redução da quantidade de obrigações acessórias; não houve redução dos custos e nem uma redução considerável do uso da quantidade de papel. Constatou-se que os maiores impactos do SPED se referem a padronização das informações requeridas pelos fiscos e a redução do espaço utilizado para armazenagem de documentos. Observou-se ainda que apesar dos benefícios do SPED, não houve uma melhora no nível de satisfação dos clientes e nem uma procura maior por serviços contábeis gerenciais que proporcionem melhores informações para tomadas de decisão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons