Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FabianeDeFatimaPeixoto_tcc.pdf1,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Demonstração do valor adicionado : uma análise da criação e distribuição de riqueza do segmento Bovespa tradicional no período de 2010 a 2015
Autor(es): Peixoto, Fabiane de Fátima Oliveira
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Governança corporativa
Empresas - distribuição de riqueza
Data de apresentação: 30-Nov-2016
Data de publicação: 22-Mar-2017
Referência: PEIXOTO, Fabiane de Fátima Oliveira. Demonstração do valor adicionado: uma análise da criação e distribuição de riqueza do segmento Bovespa tradicional no período de 2010 a 2015. 2016. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A DVA é uma demonstração contábil diferenciada por conta do seu caráter econômico e social, ela tem como propósito evidenciar a geração e distribuição de riqueza das empresas. Tendo em vista os diversos benefícios dessa demonstração, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e quantitativa com o objetivo de verificar a criação e a distribuição da riqueza das empresas do Segmento Bovespa Tradicional, além dos setores de atuação que o compõem, nos anos de 2010 a 2015. Para isso, foram utilizadas as Demonstrações do Valor Adicionado publicadas na BMF&BOVESPA de 78 empresas. Como resultados, observou-se que todos os setores de atuação conseguiram gerar riqueza própria, tendo uma média de 82% e receberam riqueza em transferência, com média de 18%. O setor de Não Classificados foi o que gerou mais riqueza e o setor de Utilidade Pública menos. O segmento tradicional da Bovespa, que é o mercado mais básico e que só leva em consideração a legislação vigente, distribuiu a maior parte da sua riqueza para os empregados enquanto que a menor parte foi distribuída para os acionistas. Constatou-se também que, na distribuição de riqueza de capital próprio, existe a conta outros. Essa conta funciona como uma espécie de adiantamento de lucros ou prejuízos e foi utilizada por 18 das 78 empresas da amostra, na distribuição de capital próprio.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons