Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, André Luís | - |
dc.contributor.author | Moraes, Thaynan Souza | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Thaynan Souza. Álbum de família: a construção da imagem a partir da fotografia cênica em A casa de Bernarda Alba de Frederico Garcia Lorca. 2016. [53] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras Português, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo fotográfico perpassa, segundo Barthes, três momentos importantes: o fazer, o olhar e o suportar, estes estarão envolvidos na percepção do studium e do punctum. A fotografia se faz, portanto, num processo de espera e realização. É necessário decifrar a imagem, e esta somente começará a fazer sentido a partir do momento no qual me identifico. Porém como se dá a formação da imagem a partir de um texto literário? Qual a importância do momento histórico social para que a imagem faça sentido e com isso possamos alcançar o punctum? Este trabalho visa à análise de tais questões, a partir da encenação da peça A casa d Bernarda Alba, de Frederico Garcia Lorca, que retrata uma Espanha no início do processo ditatorial fascista. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagens - análise | pt_BR |
dc.title | Álbum de família : a construção da imagem a partir da fotografia cênica em A casa de Bernarda Alba de Frederico Garcia Lorca. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-03-21T16:56:53Z | - |
dc.date.available | 2017-03-21T16:56:53Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16315 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Le processus photographique traverse, selon Barthes, trois moments importants : le faire, subir et regarder (les trois émotions dites par Barthes), ceux-ci sont impliqués dans la perception du Studium et du punctum. La photographie se constitue, donc, un processus d’attente et réalisation. Il est nécessaire déchiffrer l’image, et celle-ci ne commencera à faire du sens qu’à partir du moment dans lequel je m’identifie. Mais, comment crée-t-on l’image à partir du texte littéraire ? Quelle est l’importance du moment historique social pour que l’image ait du sens et avec cela peut-on rencontrer le punctum ? Ce travail veut analyser ces questions. Cela comprend l’oeuvre La maison de Bernarda Alba de Frederico García Lorca, qui tient une’ Espagne dans le
commencement du processus dictatorial fasciste. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|