Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThaynanSouzaMoraes_tcc.pdf2,2 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGomes, André Luís-
dc.contributor.authorMoraes, Thaynan Souza-
dc.identifier.citationMORAES, Thaynan Souza. Álbum de família: a construção da imagem a partir da fotografia cênica em A casa de Bernarda Alba de Frederico Garcia Lorca. 2016. [53] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras Português, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO processo fotográfico perpassa, segundo Barthes, três momentos importantes: o fazer, o olhar e o suportar, estes estarão envolvidos na percepção do studium e do punctum. A fotografia se faz, portanto, num processo de espera e realização. É necessário decifrar a imagem, e esta somente começará a fazer sentido a partir do momento no qual me identifico. Porém como se dá a formação da imagem a partir de um texto literário? Qual a importância do momento histórico social para que a imagem faça sentido e com isso possamos alcançar o punctum? Este trabalho visa à análise de tais questões, a partir da encenação da peça A casa d Bernarda Alba, de Frederico Garcia Lorca, que retrata uma Espanha no início do processo ditatorial fascista.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte e literaturapt_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.subject.keywordImagens - análisept_BR
dc.titleÁlbum de família : a construção da imagem a partir da fotografia cênica em A casa de Bernarda Alba de Frederico Garcia Lorca.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-03-21T16:56:53Z-
dc.date.available2017-03-21T16:56:53Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16315-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract3Le processus photographique traverse, selon Barthes, trois moments importants : le faire, subir et regarder (les trois émotions dites par Barthes), ceux-ci sont impliqués dans la perception du Studium et du punctum. La photographie se constitue, donc, un processus d’attente et réalisation. Il est nécessaire déchiffrer l’image, et celle-ci ne commencera à faire du sens qu’à partir du moment dans lequel je m’identifie. Mais, comment crée-t-on l’image à partir du texte littéraire ? Quelle est l’importance du moment historique social pour que l’image ait du sens et avec cela peut-on rencontrer le punctum ? Ce travail veut analyser ces questions. Cela comprend l’oeuvre La maison de Bernarda Alba de Frederico García Lorca, qui tient une’ Espagne dans le commencement du processus dictatorial fasciste.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons