Título: | Reputação corporativa e passivo contingente : uma análise nas empresas brasileiras listadas |
Autor(es): | Carmo, Leandro Francisco Guedes do |
Orientador(es): | Gonçalves, Rodrigo de Souza |
Assunto: | Ativos (Contabilidade) Empresas |
Data de apresentação: | Nov-2016 |
Data de publicação: | 21-Mar-2017 |
Referência: | CARMO, Leandro Francisco Guedes do. Reputação corporativa e passivo contingente: uma análise nas empresas brasileiras listadas. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este estudo investiga a associação entre a reputação corporativa e a divulgação dos passivos
contingentes nas Companhias abertas do Brasil. De natureza quali-quantitativa, a pesquisa
analisou cinco categorias de contingências: Trabalhista, Cível, Fiscal, Ambiental e Outras.
Dividiu-se as empresas em dois grupos (1: Com Reputação e 2: Sem Reputação). Como
Proxy para reputação corporativa utilizou-se os índices Maiores e Melhores Exame, Índice de
Sustentabilidade Empresarial e Selo Top Employers. A hipótese do estudo é que as empresas
com reputação corporativa apresentam menores contingências. A amostra final da população
é composta por 98 companhias abertas divididas igualmente entre os dois grupos de controle.
Os dados foram coletados em setembro de 2016, e são referentes a 31 de dezembro de 2015
retirados das demonstrações contábeis das empresas selecionadas. Os testes estatísticos
utilizados foram Kolmogorov-Smirnov para normalidade e Kruskal-Wallis para significância.
A partir dos resultados do teste aplicado, não foram encontradas evidências sobre a associação
entre reputação corporativa e provisões contingentes. |
Abstract: | This study investigates the association between corporate reputation and the disclosure of
contingent liabilities in the Brazilian Open Market Companies. Of qualitative and quantitative
nature, the research analyzed five categories of contingencies: Labourite, Civil, Tax,
Environmental and Others. The companies were divided into two groups (1: With Reputation
and 2: No Reputation). As Proxy for Corporate Reputation, the indexes of Biggest and Best
Exam, Corporate Sustainability and the label of Top Employers were used. The hypothesis of
the study is that companies with a corporate reputation have fewer contingencies. The final
population sample is composed of 98 publicly-held companies divided equally between the
two control groups. The data were collected in September 2016, and refer to December 31,
2015, taken from the financial statements of the selected companies. The statistical tests used
were Kolmogorov-Smirnov for normality and Kruskal-Wallis for significance. From the
results of the applied tests, no evidence was found on the association between corporate
reputation and contingent provisions. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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