Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16298
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarolinaCardosoLopesdaSilva.pdf330,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Benefícios do parto domiciliar : revisão integrativa da literatura
Autor(es): Silva, Carolina Cardoso Lopes da
Orientador(es): Ipolito, Michelle Zampieri
Assunto: Humanização do parto
Parto em casa
Parto (Obstetrícia)
Enfermagem
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2017
Referência: SILVA, Carolina Cardoso Lopes da. Benefícios do parto domiciliar: revisão integrativa da literatura. 2015. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo teve por objetivo descrever, os benefícios disponíveis na literatura que abordem o parto domiciliar planejado e sua propagação na qualidade do processo de parto e nascimento, nos últimos anos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando os descritores em saúde “parto domiciliar”, “enfermagem” e “parto humanizado”, por meio das bases de dados LILACS e SciELO. Foram identificados 75 artigos, dos quais apenas 13 estavam de acordo com os critérios de inclusão do estudo e exclusão e respondiam à pergunta norteadora. Foi realizada uma análise minuciosa dos artigos selecionados buscando analisar o conteúdo presente em cada artigo. Dentre os artigos selecionados possuíamos uma gama de metodologias distintas. A pesquisa nos permitiu identificar o parto domiciliar planejado como um modelo de assistência ao parto e nascimento seguro, que permite proporcionar diversos benefícios para o binómio mãe-filho como a autonomia, individualidade e privacidade, a redução das intervenções e desmedicalização o protagonismo da mulher, procedimentos seguros, profissionais qualificados, a satisfação com a atuação da enfermeira e ou parteira entre outros. Os artigos descritos apontam que quando o parto é de baixo risco e realizado no domicílio os benefícios apresentados são mencionados na maioria dos artigos e que há um aumento na procura destes partos por mulheres que apresentam maior nível escolar e social.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons