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dc.contributor.advisorDantas, Gilvan da Silva-
dc.contributor.authorTorres, Ivo-
dc.identifier.citationTORRES, Ivo. O impacto da realização das estratégias nos resultados planejados de uma empresa pública. 2009. 96 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.en
dc.description.abstractEste estudo investiga o impacto da realização das estratégias do planejamento estratégico nos resultados planejados de uma empresa pública, nos exercícios de 2005, 2006, 2007 e 2008, cujo estudo de caso foi o Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, empresa vinculada ao Ministério da Fazenda. Com base na literatura científica pertinente ao tema, são apresentados e discutidos os conceitos e constructos teóricos referentes à pesquisa quantitativa e qualitativa, documental e de campo, processo e realização do planejamento estratégico, desenvolvimento e execução das estratégias e avaliação do processo de planejamento; com destaque para os resultados quantitativos e qualitativos analisados do planejamento estratégico do SERPRO no período referenciado. A pesquisa foi desenvolvida tendo como base um estudo de caso, quantitativo e de natureza descritiva, evidenciado por meio de pesquisa documental ao acervo relativo ao planejamento estratégico da empresa, e por meio de entrevistas individuais e presenciais com os responsáveis pelas áreas operacionais, para identificar a percepção em relação ao planejamento estratégico, a partir da construção de um modelo de análise comparativa e evolutiva dos resultados obtidos, baseado na literatura estudada. A pesquisa documental teve como objetivo identificar os resultados obtidos na realização das estratégias, em relação ao que foi planejado no período referenciado, pois conforme Kaplan (2009) e Minstzberg (2001) mais importante que estabelecer a estratégia é realizá-la, que o foco principal do planejamento está na execução, caso contrário vira obra de ficção sem nenhuma vinculação prática com a operação. Embora Mintzberg (2000) afirme de que as estratégias devem olhar para o meio ambiente e o mercado em que atua, mas também para a visão da Empresa, os resultados mapeados e correlacionados identificaram alto % de realização do planejado, centrada nas perspectivas e estratégias voltadas para dentro, baixo % de realização das estratégias voltadas para fora da Empresa e pouca dedicação dos executivos operacionais ao tema planejamento. A responsabilidade do planejamento estratégico do SERPRO é delegada para uma área de assessoramento e o impacto na execução das estratégias demonstrou que o percentual de realização está em torno de 62% no período, sendo apenas 42% das estratégias concluídas, pouca ou nenhuma prioridade dada nas perspectivas clientes e tecnologia e queda no indicador EBITA de 200% em 2006 para 44,31% em 2008.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPlanejamento estratégicoen
dc.subject.keywordEmpresas públicasen
dc.subject.keywordServiço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)en
dc.titleO impacto da realização das estratégias nos resultados planejados de uma empresa públicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-03-28T14:08:24Z-
dc.date.available2011-03-28T14:08:24Z-
dc.date.issued2011-03-28T14:08:24Z-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1628-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1628-
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