Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16282
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AdelitaRosaDeMesquita_tcc.pdf1,83 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarreto, Carla Conceição-
dc.contributor.authorMesquita, Adelita Rosa de-
dc.identifier.citationMESQUITA, Adelita Rosa de. A permacultura como componente transversal no ensino de artes visuais: uma abordagem sistêmica. 2014. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Posse-GO, 2014.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais - Pro-Licenciatura, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA Permacultura se caracteriza como uma ciência que tem como principais pilares os conceitos da ética e do cuidado com o planeta de modo geral, com as pessoas e com as relações de consumo, se constituindo como importante observatório do comportamento humano envolvendo vivências, cultivo, moradias e sustentabilidade, fundamentada no pensamento sistêmico e holístico para nortear as suas ações. O presente trabalho visa descrever a sua contribuição dentro do discurso da arte/educação e seu potencial como estratégia de educação em Artes Visuais, apresentando a Permacultura como importante temática a ser explorada dentro dos Temas Transversais: Ética e Meio Ambiente. Na pesquisa-ação realizada para o presente estudo em ambiente permacultural, foram encontrados os seguintes elementos: aprendizagem, criatividade, respeito ambiental, cidadania, interatividade e flexibilidade. Desta forma, a Permacultura com sua transversalidade contribui como componente no ensino de artes visuais sistemática e holisticamente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMeio ambientept_BR
dc.subject.keywordArte na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPermaculturapt_BR
dc.titleA permacultura como componente transversal no ensino de artes visuais : uma abordagem sistêmicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-03-17T14:29:55Z-
dc.date.available2017-03-17T14:29:55Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16282-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Permaculture is characterized as a science that has how main pillars the concepts of ethics and care for the planet in general, with people and with consumer relations, becoming as an important observatory of human behavior involving experiences, farming, housing and sustainability, based on systemic and holistic thinking to guide its actions. This paper aims to describe its contribution within the art speech / education and its potential as Visual Arts education strategy, with the Permaculture as an important theme to be explored within the Transversal themes: Ethics and Environment. In action research conducted for this study in permaculture environment, the following elements were found: learning, creativity, environmental respect, citizenship, interactivity and flexibility. Thus, the Permaculture with its pervasive contributes as a component in teaching systematic visual arts and holistically.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons