Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16270
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IsabelaLourencoMagalhaes_tcc.pdf742,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito adulação na contabilidade
Autor(es): Magalhães, Isabela Lourenço Achkar
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Informação contábil
Finanças comportamentais
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 16-Mar-2017
Referência: MAGALHÃES, Isabela Lourenço Achkar. Efeito adulação na contabilidade. 2016. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho teve a finalidade de verificar se a apresentação de demonstrações contábeis junto com um texto “adulando” o investidor seria capaz de influenciar de maneira positiva a imagem formulada pelos indivíduos a respeito do desempenho dessa empresa. Para verificar isso, foram elaborados dois tipos de questionários com idênticas demonstrações contábeis de uma empresa fictícia e o diferencial entre eles foi o texto presente apenas em um, que continha elogios aos investidores como forma de adulá-los. Os questionários foram aplicados em sala de aula para alunos de contabilidade da Universidade de Brasília. As questões eram objetivas e deveriam ser respondidas com notas de zero a 10. Para comparar os resultados, foi realizado teste de média entre as notas dadas pelos respondentes e uma regressão linear múltipla, sendo a variável nota dependente, e as variáveis adulação e características dos respondentes como independentes. Na primeira regressão, a adulação não apresentou efeito significativo para o modelo, apenas a variável idade demonstrou influenciar a nota. Uma segunda regressão realizada, com a inclusão de uma variável interativa, resultante da atuação em conjunto das variáveis adulação e idade, demonstrou que a adulação seria significativa. A variável interativa adulação e idade foi significativa e negativa, indicando que a adulação tem o efeito de melhorar a nota dada pelos respondentes à empresa, porém esse efeito diminui com o avanço da idade. Uma primeira possível explicação para o resultado obtido é que à medida que os indivíduos ficam mais velhos, tornam-se menos suscetíveis a influências emocionais. Outra possível explicação para o resultado é que os indivíduos mais velhos, por estarem em semestres mais avançados – conforme confirmado pelo teste de correlação entre semestre e idade –, possuem maior conhecimento teórico capaz de tornar sua análise mais imparcial e racional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons