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https://bdm.unb.br/handle/10483/16270
Título: | Efeito adulação na contabilidade |
Autor(es): | Magalhães, Isabela Lourenço Achkar |
Orientador(es): | Silva, César Augusto Tibúrcio |
Assunto: | Informação contábil Finanças comportamentais |
Data de apresentação: | Nov-2016 |
Data de publicação: | 16-Mar-2017 |
Referência: | MAGALHÃES, Isabela Lourenço Achkar. Efeito adulação na contabilidade. 2016. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho teve a finalidade de verificar se a apresentação de demonstrações
contábeis junto com um texto “adulando” o investidor seria capaz de influenciar de maneira
positiva a imagem formulada pelos indivíduos a respeito do desempenho dessa empresa. Para
verificar isso, foram elaborados dois tipos de questionários com idênticas demonstrações
contábeis de uma empresa fictícia e o diferencial entre eles foi o texto presente apenas em um,
que continha elogios aos investidores como forma de adulá-los. Os questionários foram
aplicados em sala de aula para alunos de contabilidade da Universidade de Brasília. As
questões eram objetivas e deveriam ser respondidas com notas de zero a 10. Para comparar os
resultados, foi realizado teste de média entre as notas dadas pelos respondentes e uma
regressão linear múltipla, sendo a variável nota dependente, e as variáveis adulação e
características dos respondentes como independentes. Na primeira regressão, a adulação não
apresentou efeito significativo para o modelo, apenas a variável idade demonstrou influenciar
a nota. Uma segunda regressão realizada, com a inclusão de uma variável interativa,
resultante da atuação em conjunto das variáveis adulação e idade, demonstrou que a adulação
seria significativa. A variável interativa adulação e idade foi significativa e negativa,
indicando que a adulação tem o efeito de melhorar a nota dada pelos respondentes à empresa,
porém esse efeito diminui com o avanço da idade. Uma primeira possível explicação para o
resultado obtido é que à medida que os indivíduos ficam mais velhos, tornam-se menos
suscetíveis a influências emocionais. Outra possível explicação para o resultado é que os
indivíduos mais velhos, por estarem em semestres mais avançados – conforme confirmado
pelo teste de correlação entre semestre e idade –, possuem maior conhecimento teórico capaz
de tornar sua análise mais imparcial e racional. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Ciências Contábeis, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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