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dc.contributor.advisorSiqueira, Marcus Vinícius Soares-
dc.contributor.authorSouza, João Paulo Souza Alves de-
dc.identifier.citationSOUZA, João Paulo Souza Alves de. Os traços da cultura organizacional do SERPRO. 2009. 39 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.en
dc.description.abstractEste estudo apresenta como ocorrem as relações entre a cultura nacional e a cultura organizacional brasileira, bem como sua mútua influência, com o objetivo de ilustrar em seguida os traços da cultura organizacional do SERPRO e sua relação com os fatores culturais do Brasil. Com base na literatura científica pertinente ao tema, são apresentadas e discutidas diversas concepções teóricas acerca do estilo brasileiro de administrar, focalizando seus principais traços e componentes, ilustrando situações características de contextos organizacionais e sua relação com os traços culturais brasileiros. Foi realizada pesquisa qualitativa de caráter exploratório com a aplicação de Análise de Conteúdo nas entrevistas realizadas. Os resultados das entrevistas e da análise documental possibilitaram a categorização das perspectivas organizacionais da empresa e de seus empregados, relacionando-as com os principais elementos encontrados na administração brasileira e nas raízes de nossa cultura. Conclui-se que a cultura organizacional de uma empresa, principalmente, relacionada ao setor público, ainda sofre muita influência do cenário e estilo político do país, da forma como se dá a gestão pública e da própria história e contexto social do país.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCultura organizacionalen
dc.subject.keywordCultura brasileiraen
dc.subject.keywordServiço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)en
dc.titleOs traços da cultura organizacional do SERPROen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-03-28T12:16:52Z-
dc.date.available2011-03-28T12:16:52Z-
dc.date.issued2011-03-28T12:16:52Z-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1623-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study shows how the relations are between the national culture and organizational culture in Brazil, and their mutual influence, with the aim of illustrating then traces the organizational culture of public company SERPRO and their relationship to cultural factors in Brazil. Based on the literature relevant to the theme are presented and discussed various theoretical conceptions about the Brazilian style of managing, focusing on its main traces and components, illustrating situations organizational contexts and their relationship with the Brazilian cultural traits. An exploratory qualitative research was executed with the application of Content Analysis of the interviews. The results of interviews and documentary analysis allowed the categorization of organizational prospects of the company and its employees, relating them to the main elements found in the Brazilian government and the roots of our culture. It is concluded that the organizational culture of a company, mainly related to the public sector still suffers great influence of the Brazilian political scene, the style of public management and the history and social context of the country.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1623-
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