Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16237
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PauloAmozirDeSouzaJunior_tcc.pdf656,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A variação entre nós e a gente e suas relações de referencialidade em ambiente virtual
Autor(es): Souza Júnior, Paulo Amozir Gomes de
Orientador(es): Naves, Rozana Reigota
Assunto: Língua portuguesa - variação
Língua portuguesa - palavras e expressões
Língua portuguesa - estudo e ensino
Redes sociais on-line
Comunicação eletrônica
Escrita
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 14-Mar-2017
Referência: SOUZA JÚNIOR, Paulo Amozir Gomes de. A variação entre nós e a gente e suas relações de referencialidade em ambiente virtual. 2014. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é demonstrar que o uso do a gente ultrapassa as fronteiras da fala e alcança também o ambiente da escrita informal. Esse ambiente fica restrito aqui ao meio virtual de comunicação, que atualmente se constitui como parte importante da vida dos brasileiros. As facilidades de acesso, o número crescente de usuários e principalmente o fato de ser composto majoritariamente de comunicação escrita torna esse meio interessante para análise e coleta de dados. Esse meio virtual inclui, a priori, mensagens de celular, e-mail, chats, blogs e redes sociais. Entretanto, para esse estudo serão utilizados apenas dados da rede social Facebook, por ser de fácil acesso e ter um grande número de usuários.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons