Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16221
Título: | Ensino de língua portuguesa para nível fundamental : água para quem tem sede |
Autor(es): | Ribeiro, Campos Helen Cristina |
Orientador(es): | Faulstich, Enilde Leite de Jesus |
Assunto: | Língua portuguesa - estudo e ensino Ensino fundamental Competência linguística Tipologia (Lingüística) |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 10-Mar-2017 |
Referência: | RIBEIRO, Campos Helen Cristina. Ensino de língua portuguesa para nível fundamental: água para quem tem sede. 2016. 149 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Objeto deste estudo são as classes gramaticais e a tipologia textual que tenham relação com textos midiáticos, a fim de ensinar ao estudante as técnicas de argumentar, analisar, criticar, refletir e desenvolver estruturas da língua. Os objetivos são: i) ampliar a capacidade do estudante de convencer o interlocutor sobre determinado fato ou opinião em textos diversos; ii)desenvolver o ensino de classes gramaticais em textos diversos; iii)desenvolver a escrita, conforme tipologias textuais, em vista da competência linguística do aprendiz. Como resultado, esperamos oferecer caminhos para que o professor atue como mediador do conhecimento e ensine o aluno a usar diferentes formas da língua, para que ele tenha autonomia no processo de compreensão da língua em contextos diversos.
Diante disso, tem-se a necessidade de que o estudante de português de nível fundamental tenha acesso à tipologia textual, bem como consiga compreender a língua em vários contextos de uso. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2016. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons