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dc.contributor.advisorOdeh, Muna Muhammad-
dc.contributor.authorSouza, Renata Freitas-
dc.identifier.citationSOUZA, Renata Freitas. O EBSEHR HUB na perspectiva do movimento hospitais verdes e saudáveis da OMS e o papel da ouvidoria. 2016. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, Gestão em Saúde Coletiva, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetiva avaliar a possibilidade da implementação de ambientes saudáveis, como forma de gestão, junto à ouvidoria hospitalar, e assim adquirir melhor qualidade no relacionamento entre os profissionais de saúde e melhorias no atendimento ao público do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta de criação de ambientes saudáveis em âmbito hospitalar juntamente com o papel da Ouvidoria é fazer essa articulação entre os serviços, com a finalidade de melhoria no atendimento à população, garantindo a proteção ao meio ambiente, à saúde do profissional de saúde e do paciente. A Ouvidoria em saúde é um mecanismo da gestão pública e do controle social, para garantia do direito à saúde, melhoria da qualidade de vida e eficácia dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Deste modo, através do crescimento da gestão participativa, com a voz dos usuários e dos profissionais aliados ao sistema a Ouvidoria, identifica-se os principais problemas, assim como captar as reais necessidades da população. O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) é uma cooperação sem vínculos econômicos, dedicada a modificar o serviço de saúde em uma experiência para toda a população em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da sociedade em geral. As políticas públicas para a promoção da saúde têm-se fortalecido em diversos países, onde tem ocorrido sua implantação. Em geral, ressalta-se que o debate sobre a promoção tem ocorrido discussões sobre o desenvolvimento de políticas e de ações identificadas por agilidade, abrangência, permeabilidade, pluralidade, pactuação e dinamismo. As políticas de promoção da saúde devem reunir várias perspectivas, já existentes e novas, principalmente quando aplicadas a elaboração de projetos em grandes localidades. Deste modo, a promoção da saúde como processo social não se estabelece ao alcance de um estado de completo bem-estar físico, mental e social, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas, especificamente, ressalta sobre o respeito a inúmeros outros motivos relacionados aos mais diferentes aspectos que constituem e contextualizam a pessoa. Na presente pesquisa, foram analisadas às demandas do ano de 2014, em dois períodos: estágio supervisionado I e II, para verificação de articulação com a proposta do Movimento Hospitais Verdes e Saudáveis, e posteriormente a criação de ações a serem adotadas juntamente à Ouvidoria. Ademais, a pesquisa objetivou-se avaliar as demandas de forma qualitativa e se enquadrar às propostas de melhoria de vida do ambiente de atendimento dos pacientes, profissionais e a comunidade em geral.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPromoção da saúdept_BR
dc.subject.keywordOuvidoria hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordHospitais universitáriospt_BR
dc.titleO EBSEHR HUB na perspectiva do movimento hospitais verdes e saudáveis da OMS e o papel da ouvidoriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-09T15:21:21Z-
dc.date.available2017-03-09T15:21:21Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16219-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to evaluate the possibility of implementing healthy environments as a form of management, together with the hospital ombudsman, and thus to acquire a better quality in the relationship between health professionals and improvements in the public health care system of the Unified Health System (SUS). The proposal to create healthy environments in a hospital environment together with the role of the Ombudsman's Office is to make this articulation between services, with the purpose of improving the service to the population, guaranteeing the protection of the environment, health of the health professional and the patient . The Health Ombudsman is a mechanism of public management and social control, to guarantee the right to health, improve the quality of life and effectiveness of the services provided by the Unified Health System (SUS). In this way, through the growth of participatory management, with the voice of users and professionals allied to the Ombudsman system, the main problems are identified, as well as capturing the real needs of the population. The Healthy Hospitals Project (PHS) is a non-economic cooperation dedicated to modifying the health service in an experience for the entire population in aspects of protection of the environment and the health of the worker, the patient and society in general. Public policies for health promotion have been strengthened in several countries, where they have been implemented. In general, it has been emphasized that the debate on promotion has been the subject of discussions about the development of policies and actions identified by agility, comprehensiveness, permeability, plurality, compromise and dynamism. Health promotion policies should bring together several perspectives, both existing and new, especially when applying project design in large localities. Thus, the promotion of health as a social process is not achieved within the reach of a state of complete physical, mental and social well-being, according to the World Health Organization (WHO), but specifically emphasizes respect for countless others Reasons related to the most different aspects that constitute and contextualize the person. In the present research, the demands of the year 2014 were analyzed in two periods: supervised stage I and II, to verify articulation with the proposal of the Green and Healthy Hospitals Movement, and later the creation of actions to be adopted together with the Ombudsman's Office. In addition, the research aimed to evaluate the demands of a qualitative way and to fit the proposals of improvement of life of the environment of care of patients, professionals and the community in general.pt_BR
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



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