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dc.contributor.advisorCosta, Abimael de Jesus Barros-
dc.contributor.authorSilva, Erika Medeiros e-
dc.identifier.citationSILVA, Erika Medeiros e. Indicadores de governança e de desempenho: o caso de uma organização social federal. 2016. 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA reforma do aparelho do Estado culminou na criação do modelo das organizações sociais e teve como um dos seus objetivos o desenvolvimento de uma governança capaz de reduzir às ineficiências e à rigidez da máquina pública. O modelo tem gerado desconfiança por parte da sociedade acerca de desvios de recursos e de finalidade, além disso, os incentivos para o controle e os critérios de mensuração da governança e do desempenho apresentam peculiaridades que devem ser observadas. O objetivo geral do estudo consistiu em discutir os aspectos da governança e em construir um índice de qualidade da governança em uma organização social federal (CGEE) com a finalidade de mensurar e avaliar a relação existente com a sua performance. A metodologia do estudo utilizou um questionário de pesquisa para captar a percepção sobre a qualidade da governança e também indicadores de desempenho econômico-financeiro e operacional para avaliar a capacidade da gestão. Os dados foram submetidos à análise descritiva, à análise do gráfico de dispersão e à correlação de Spearman. Revelou-se que não há elação entre cada uma das variáveis de desempenho e o ÍGOV, mas isso não permitiu inferir que modelo de governança não influencia no desempenho da organização. A análise descritiva dessas variáveis revelou que, na organização que está sendo objeto de estudo de caso, com base na percepção dos respondentes, há um nível intermediário de governança e isto está combinado com uma piora nos indicadores de desempenho econômico- financeiro e o desempenho operacional se mantém ao longo do período de análise.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordOrganização socialpt_BR
dc.subject.keywordTerceiro setorpt_BR
dc.subject.keywordGovernançapt_BR
dc.subject.keywordGovernança corporativapt_BR
dc.titleIndicadores de governança e de desempenho : o caso de uma organização social federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-06T21:22:27Z-
dc.date.available2017-03-06T21:22:27Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16188-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The State’s reform culminated in the creation of social organizations and had as one of its objective, the governance’s development be able to reduce the inefficiencies and the rigidity of the public machine. The model has generated distrust by the society due the detour of resources and purpose, the incentive to the control and the governance and performance measurement have peculiarities that must be observed. The study’s general objective constituted in argue governance aspects and build a governance’s quality index on a social federal organization (CGEE, in Portuguese) which the finality of measure and valuate the relation that exists with their performance. The study’s methodology used a research questionnaire to get the perception about the governance’s qualities and the indicators of financial performance and operational to evaluate the management capacity, which had been subjected to descriptive analysis, dispersion graph analysis and the Spearman’s correlation. It has been revealed that there is no relation between the performance variables and the IGOV, but this did not allow infer that a governance model does not influence the performance of organization. These variables descriptive analysis shows that in the organization which is being case-study’s objective, based on the perception of the respondents, there is an intermediate level of governance, and that is combined which a worsening in the performance indicators along the period of analysis.pt_BR
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