Resumo: | O presente trabalho versa sobre o Programa Ciência (CsF) sem Fronteira na Universidade de Brasília. A fim de conhecer quem é o aluno que participa do Programa e como ele avalia essa experiência, esse estudo teve como objetivo geral analisar o perfil dos alunos que participaram do programa CsF na UnB em 2015 e quais suas percepções quanto à eficácia do Programa. Para atender a esse objetivo, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: a) sistematizar as informações sobre o programa Ciência sem fronteiras na UnB; b) levantar o perfil dos alunos que participaram do programa Ciência sem fronteiras na UnB no ano 2015; c) analisar as percepções desses alunos quanto à eficácia do Programa. A pesquisa desenvolvida foi do tipo exploratória. Esta pesquisa utiliza as abordagens tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa. As informações estatísticas foram importantes para conhecer os sujeitos da pesquisa, compondo o seu perfil. A partir dos dados, relacionaram-se variáveis para uma analise qualitativa. Por meio da análise qualitativa, buscou-se identificar nas respostas dos bolsistas as causas e as consequências das variáveis desta pesquisa. O instrumento para coleta e análise dos dados utilizados neste trabalho foi o questionário. Este, por sua vez, foi aplicado, via e-mail, aos alunos bolsistas da UnB que ingressaram no programa CsF no ano de 2015 . No total, 385 alunos participaram do programa Ciência sem fronteiras em 2015 na UnB. Dentre alguns questionários enviados não foi possível o recebimento pelo participante, pois o endereço de e-mail estava errado ou havia mudado. Ao todo, foram recebidas 100 respostas ao questionário que correspondem a 25,97% dos participantes. Concluímos que os alunos são em sua maioria branca, de classe média alta, vindos de escolas privadas e filhos de pais que possuem nível superior. Esses dados, portanto, corroboram e acompanham a mesma tendência de perfil de ingresso na UnB. A maioria dos alunos cursa Engenharias, considerados por Velloso (2006) como cursos de alto prestígio. De acordo com os dados apresentados quanto ao domínio da língua estrangeira, os dados apontaram uma tendência equivalente ao demonstrado pelo programa no Brasil. Os alunos da UnB, em sua maioria, procuram os Estados Unidos e Reino Unido como países de destino, havendo a necessidade de possuírem a fluência somente na língua inglesa. Percebe-se que os alunos da UnB ingressaram no programa com o nível avançado da língua inglesa. Foi tratado, assim, a tendência dos alunos já virem com um capital cultural adquirido anteriormente ao seu ingresso na UnB. Concluímos, ainda, que, para os alunos desta pesquisa, o CsF está cumprindo com seus objetivos: 1- Investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento; 2- Ampliar o conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas. Porém, os dados analisados apontaram que existem algumas lacunas institucionais por parte da UnB, no que diz respeito ao incentivo, à promoção e ao compartilhamento das experiências vivenciadas no Programa, fora do país. |