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Título: Impacto da divulgação da materialidade de auditoria : um estudo experimental
Autor(es): Rodrigues, Luísa Pereira
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Auditoria
Mercado financeiro
Mercado de capitais
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Mar-2017
Referência: RODRIGUES, Luísa Pereira. Impacto da divulgação da materialidade de auditoria: um estudo experimental. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O conceito de materialidade está diretamente relacionado a relevância e o impacto das informações financeiras na opinião de seu usuário. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar se a quantificação da materialidade e do nível de asseguração podem impactar na tomada de decisão do usuário ao precificar ações no mercado. A pesquisa foi realizada por meio de um experimento com 44 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. Durante o experimento, foi simulado um mercado de capitais no qual os participantes receberam informações prévias de uma empresa fictícia e, durante cinco períodos consecutivos, receberam dados adicionais que serviram como suporte para que eles precificassem as ações dessa mesma empresa. De acordo com os resultados analisados, ficou evidenciado que os preços médios das ações foram influenciados não só pelas variações dos lucros projetados, mas também pelas informações a respeito da materialidade quando essa esteve atrelada ao nível de asseguração.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
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