Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freire, Fátima de Souza | - |
dc.contributor.author | Ivanowski, Jonas de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | IVANOWSKI, Jonas de Oliveira. Análise da eficiência operacional dos aeroportos brasileiros entre os anos de 2009 e 2012. 2016. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal do trabalho foi analisar a evolução do índice de eficiência operacional dos aeroportos brasileiros, assim como verificar quais variáveis econômicas tiveram impactos positivos e negativos sobre o resultado. O índice de eficiência calculado pela Anac leva em consideração o montante de passageiros e cargas processados e os gastos do aeroporto em cada ano, tais como pessoal, material de consumo, despesas administrativas, impostos e encargos sociais. Foram coletadas informações do índice de eficiência operacional dos 17 principais aeroportos administrados pela Infraero, além do preço do dólar, preço do petróleo e PIB do país durante o período de 2009 a 2012. As informações foram extraídas dos relatórios de desempenho operacional dos aeroportos, publicados pela Anac e também do relatório financeiro dos aeroportos da Infraero. Foram feitas análises nas variações dos custos operacionais e na evolução do indicador Work Load Unit (WLU) dos aeroportos selecionados. Conclui-se que a média do índice de eficiência operacional dos aeroportos tem aumentado entre o período de 2009 a 2012, passando de 51,36 para 63,68, respectivamente, representando uma variação de quase 24%. O PIB brasileiro, a taxa de câmbio entre dólar e real, o preço médio internacional do barril de petróleo são fatores que ajudam a explicar tal melhora no índice de eficiência, pois as variações observadas de tais fatores influenciaram no aumento de passageiros transportados. O crescimento da demanda do transporte aéreo frente ao modal rodoviário foi outro fator relevante que auxiliou para que houvesse crescimentos de tais índices de desempenho operacionais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho operacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicadores de desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos | pt_BR |
dc.title | Análise da eficiência operacional dos aeroportos brasileiros entre os anos de 2009 e 2012 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-03-06T13:21:09Z | - |
dc.date.available | 2017-03-06T13:21:09Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16175 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|