Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16172
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LydianeLuzLima_tcc.pdf1,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A administração gerencial da Unidade Básica de Saúde – UBS Mocinha Magalhães em Rio Branco - AC
Autor(es): Lima, Lydiane da Luz
Orientador(es): Câmara, Átila Rabelo Tavares da
Assunto: Unidade Básica de Saúde
Saúde pública
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Mar-2017
Referência: LIMA, Lydiane da Luz. A administração gerencial da Unidade Básica de Saúde – UBS Mocinha Magalhães em Rio Branco - AC. 2016. xi, 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Rio Branco - AC, 2015.
Resumo: Considerada a porta de entrada do sistema público de serviço de saúde a Unidade Básica de Saúde - UBS ou Unidade de Saúde da Família (USF) tem como objetivo contemplar as necessidades locais considerando características relevantes o vínculo entre usuários e equipe de saúde. No entanto, percebe-se que na realidade as UBS são altamente insuficientes e deficientes ao se tratar dos serviços prestados aos usuários. Além disso, a insuficiência e a inadequação dos recursos na UBS direcionam os usuários dos serviços de saúde pública para uma desnecessária procura por unidades de urgência-emergência ou de ambulatórios de especialidades e, em consequência, as unidades básicas perdem sua condição de local onde se privilegiam o vínculo, a coordenação e continuidade dos cuidados e a credibilidade para realizar ações de promoção e prevenção à saúde, comprometendo a qualidade dos serviços prestados. Diante disso, as funções da administração gerencial se bem empregadas podem contribuir para a eficiência e eficácia nos serviços da Unidade de Saúde da Família – UBS e minimizar os impactos nos segmentos seguintes do sistema de saúde pública? De que forma? Nesse sentido, objetiva-se verificar se os pressupostos do gerenciamento estão sendo aplicadas na Unidade Básica de Saúde - UBS do bairro Mocinha Magalhães, Rio Branco, AC. Para tanto, em forma de estudo de caso descritivo, utilizou-se o método quantitativo amparado na aplicação de questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas. Em vista de tudo, compreendeu-se que a gerência da UBS Mocinha Magalhães apresenta deficiências no planejamento e no detalhamento deste para a sua equipe, mas, procura coordenar a estrutura, os materiais e os recursos humanos para alcançar o objetivo da unidade. Outra deficiência apresentada foi na função controle que está diretamente ligada com o acompanhamento das ações do planejamento. Esses resultados mostram que a gerencia da unidade aplica de forma satisfatória os pressupostos do gerenciamento, no entanto, apresenta alguns problemas que foram minunciosamente refletidos e, enfim, serviram de direcionamento para a proposta de readequação e melhoramento dos serviços de saúde da UBS.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2016.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons