Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16163
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuizFelipeFagundesMachado_tcc.pdf5,55 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Tiago Barros Pontes e-
dc.contributor.authorMachado, Luiz Felipe Fagundes-
dc.identifier.citationMACHADO, Luiz Felipe Fagundes. Rota solidária: sistema de gestão da informação para assistência à pessoas em situação de rua. 2016. 120 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste relatório apresenta o processo de concepção de um sistema de gestão da informação, destinado aos voluntários do Centro Espírita Maria Angélica - CEMA, idealizado como um aplicativo para celulares Android. O projeto nasceu de um interesse por explorar a criação de aplicativos para dispositivos móveis, juntamente à demanda proveniente do CEMA. O processo foi composto por diversas etapas, partindo da análise da literatura existente sobre design de interação e design de serviços, de modo a expandir possibilidades de processo criativo, conceitos e metodologias. Tal análise ocorreu por meio da comparação de diferentes abordagens referentes à temas como design centrado no usuário, interdisciplinaridade, cocriação e análise contextual holística. A partir desses conhecimentos, foi realizada a etapa de delimitação do problema de design, como resultado da análise da demanda e do seu contexto. Essa análise resultou na definição de atributos esperados do produto final, de modo a cumprir o objetivo estabelecido. Com tais atributos em mente, deu-se início às etapas de materialização do aplicativo, desde a geração de funcionalidades até a construção da interface gráfica. Essas etapas culminaram no produto final – um aplicativo que realiza a gestão das informações do serviço prestado pelo CEMA em nível interpessoal, informacional e operacional, facilitando esse processo, possibilitando um maior foco nas suas atividades-fim – a inclusão social de pessoas em situação de rua. O produto apresentado, analisado à luz dos atributos esperados, comprovou ter cumprido o objetivo estabelecido inicialmente. Por fim, foi proposta uma reflexão em relação às limitações, desdobramentos futuros e avaliações do projeto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesign de serviçospt_BR
dc.subject.keywordGestão da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordPessoas desabrigadaspt_BR
dc.subject.keywordAplicativospt_BR
dc.subject.keywordDesign de interaçãopt_BR
dc.titleRota solidária : sistema de gestão da informação para assistência à pessoas em situação de ruapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-03T20:45:16Z-
dc.date.available2017-03-03T20:45:16Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16163-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This report presents the design process of an information managment system, destined for the volunteers at Centro Espírita Maria Angélica - CEMA, developed as an application for Android phones. The project was born out of an interest regarding the design of mobile device applications, as well as a request from CEMA itself. The process had many stages, with a literature review on interaction design and service design as a starting point, in order to expand possibilities regarding creative process, concepts and methodologies. Such review took place through the comparison of different approaches to themes such as user-centered design, interdisciplinarity, cocreation and holistic context analysis. Based on such themes, the stage of delimitation of the design problem was carried out, as a result of demand and context analysis. This analysis resulted in the definition of the final product's expected attributes, in order to fulfill the estabilished objective. With such attributes in mind, the app materialization stage took place, from functionalities alternatives generation through the graphic interface construction. The aforementioned stage culminated in the final product - an application that manages information on CEMA's service at an interpersonal, informational and operational level, facilitating this process, which allows a greater focus on its end activities – the social inclusion of the homeless population. The presented product, analyzed in light of the expected attributes, proved to have fulfilled the initially established objective. Finally, a reflection was proposed regarding the limitations, future developments and evaluations of the project.pt_BR
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons