Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_MarcosGarciaPinto.pdf4,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma contribuição para o estudo do desequilíbrio de tensão nos sistemas elétricos de potência
Autor(es): Pinto, Marcos Garcia da Silva
Orientador(es): Ferreira Filho, Anésio de Leles
Assunto: Energia elétrica - qualidade
Sistemas de energia elétrica
Tensão elétrica
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 4-Ago-2006
Data de publicação: 25-Mar-2011
Referência: PINTO, Marcos Garcia da Silva. Uma contribuição para o estudo do desequilíbrio de tensão nos sistemas elétricos de potência. 2006. 197 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Dentre os fenômenos que caracterizam a perda da Qualidade da Energia Elétrica (QEE) está o desequilíbrio de tensão. Contudo, os efeitos dos desequilíbrios não são facilmente reconhecidos por grande parte dos técnicos, sejam concessionários ou consumidores, fazendo com que os problemas na tensão de suprimento sejam rapidamente atribuídos a outros distúrbios relacionados com qualidade da energia, como harmônicos e afundamentos. Não obstante, vale ressaltar que, em muitas situações, os mesmos não configuram foco de preocupação. Sabe-se, porém, que o desequilíbrio de tensão pode trazer conseqüências danosas ao sistema elétrico e a uma larga gama de tipos de cargas, como motores e transformadores trifásicos, levando a prejuízos volumosos para os diversos agentes do setor. Deste modo, atualmente, com vistas ao entendimento e à mitigação de seus efeitos, este fenômeno tem merecido preocupação acentuada entre os profissionais da área, e em fóruns técnicos que tratam do assunto em âmbito mundial. Como subsídio a essa discussão, este trabalho apresenta uma ferramenta computacional para análise, quantificação e qualificação do desequilíbrio de tensão. A partir de sua utilização, os bancos de dados oriundos de diversas medições podem ser caracterizados, analisados e interpretados segundo diversas normas e recomendações. Tem-se à disposição uma série de análises contendo gráficos, valores estatísticos e índices, com os quais pode-se traçar diagnósticos dos locais em estudo, quanto ao comportamento e os níveis dos desequilíbrios de tensão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.08.TCC.1616
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.