Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16155
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LilianeLopesRincon_tcc.pdf682,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Finanças pessoais : estudo de caso com os servidores da Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV)
Autor(es): Rincon, Liliane Lopes
Orientador(es): Silva, Rildo e
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Servidores públicos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 3-Mar-2017
Referência: RINCON, Liliane Lopes. Finanças pessoais: estudo de caso com os servidores da Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV). 2016. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com a implantação do Plano Real, a educação financeira se tornou primordial, pois passou-se a poder controlar e administrar o dinheiro auferido, sem oscilações meteóricas da inflação. Assim, o planejamento financeiro pessoal ganhou destaque, pois ele é importante para manter o controle sobre as fontes de receitas e despesas, para buscar fontes alternativas de renda, para reduzir o endividamento e para possibilitar o aprendizado sobre investimentos. O orçamento familiar é uma previsão de receitas e despesas num terminado período de tempo, que pode ser diário, semanal, mensal ou outro intervalo que se adeque mais a cada pessoa. Nessa linha, o presente trabalho teve o objetivo de investigar o nível de conhecimento dos servidores da Escola de Governo do Distrito Federal- EGOV acerca de finanças pessoais. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário aos servidores da EGOV. Os resultados da pesquisa apontam que, de forma geral, o público pesquisado tem um bom entendimento do tema proposto, pois efetuam o controle financeiro. Entretanto, verificou-se que metade dos servidores pagam prestação que tem juros e que alguns ainda cometem erros preocupantes como a utilização do cheque especial e o não pagamento total da fatura do cartão de crédito.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons