Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16143
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RenatoDaRochaFeitoza_tcc.pdf882,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estrutura de mercado dos serviços de rebocagem de navios : uma análise nos principais portos da costa brasileira
Autor(es): Feitoza, Renato da Rocha
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Setor portuário
Reboque portuário
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 2-Mar-2017
Referência: FEITOZA, Renato da Rocha. Estrutura de mercado dos serviços de rebocagem de navios: uma análise nos principais portos da costa brasileira. 2016. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com o advento da globalização, a relação comercial entre os países aumentou e, considerando que a maior parte das operações de importação e exportação se dá nos portos, é evidente a relevância do setor portuário na economia de uma nação. O serviço de reboque portuário – essencial em portos de carga e descarga de produtos – consiste nas operações de atracação e desatracação das embarcações que chegam ao porto, realizadas por rebocadores. As barreiras legais e financeiras – alto investimento para atuar no mercado – existentes no mercado de reboque portuário podem causar vícios de mercado (monopólio e oligopólio). Assim, considerando a importância da concorrência na formação de preços e na qualidade do serviço, o presente estudo teve por objetivo identificar a estrutura de mercado do serviço de reboque portuário nos principais portos do Brasil. Os principais portos de cada região brasileira, segundo dados da Agência Nacional de Transporte Aquaviário são: porto de Santos – Sudeste; porto de Paranaguá – Sul; porto de Suape – Nordeste; e, porto de Vila do Conde – Norte. Os resultados obtidos evidenciaram que apenas as seguintes empresas atuam nos portos: Wilson Sons, Saam Smit, Sulnorte e Vale (somente presta serviços em operações próprias). Logo foi possível constatar que no mercado de rebocadores, em geral, a estrutura de mercado existente é o oligopólio. E ainda, o porto com maior concorrência é o de Santos, onde também se encontra a melhor frota de rebocadores. O porto de Vila do Conde, onde atua somente uma empresa, apresentou os piores resultados da frota de rebocadores.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons