Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1614
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_JoséRicardoGramelichGuerra.pdf2,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologia para a organização de um banco de dados com aplicativos para o planejamento de vôo
Outros títulos: Methodology to organize a database with flight planning softwares
Autor(es): Guerra, José Ricardo Gramelich
Orientador(es): Gomes, Sérgio Bittencourt Varella
Assunto: Tráfego aéreo
Sistemas de informação
Aeronáutica comercial
Data de apresentação: 20-Jun-2008
Data de publicação: 24-Mar-2011
Referência: GUERRA, José Ricardo Gramelich. Metodologia para a organização de um banco de dados com aplicativos para o planejamento de vôo. 2008. 87 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O fluxo de tráfego aéreo vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Nos espaços que anteriormente comportavam uma aeronave, hoje se vêem obrigados a comportar um número muito maior. No futuro, a demanda por serviços de tráfego aéreo não somente aumentará como também deslocará operações programadas para mais operações não programadas como táxi aéreo, charter (fretamento) e pequenas aeronaves de baixo custo. Assim, uma grande demanda por ferramentas de suporte para navegação e gerenciamento de tráfego cresce com a implementação global do sistema CNS/ATM (Communication, Navigation, Surveillance/Air Traffic Management), sistema esse que representa a atualização generalizada da tecnologia GNSS (Global Navigation Satellite System) utilizados em transporte aéreo. Uma das principais necessidades do sistema CNS/ATM é aperfeiçoar a capacidade do sistema de informações aeronáuticas, principalmente, no que se refere ao planejamento do vôo e ao preenchimento de um plano de vôo. No Brasil, a automação da área de informações aeronáuticas ocorreu de forma desordenada, culminando com várias bases de dados independentes e isoladas, destinadas a atender necessidades específicas de cada setor ligado à aviação civil. A consulta a essas informações, segundo os conceitos do sistema CNS/ATM, deve ser rápida e de fácil acesso. O processamento de consultas é parte vital em qualquer Sistema Gerenciador de Bases de Dados (SGBD). A existência de heterogeneidade nos diversos sistemas existentes é o principal problema em um processo de integração dessas informações. A pesquisa de eficiente sistema de integração tem por objetivo permitir a obtenção de meios de acesso a informações heterogêneas e independentes, através de uma visão global, tendo em vista o aumento em número e volume das fontes de dados disponíveis e o crescimento exponencial de novos sistemas e aplicações. Este trabalho de pesquisa aborda as vantagens de dispor de banco de dados, dotado de arquitetura compatível com os modernos requisitos operacionais, empregando tecnologia da informação no estágio mais avançado possível. A integração de dados pesquisada neste trabalho tem como foco a escolha do tipo de arquitetura de banco de dados a ser utilizada e principalmente do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados a ser aplicado na integração dos sistemas atualmente em operação no âmbito da navegação aérea.
Abstract: The air traffic flow has increased considerably during the past years. Where previously behaved one aircraft, nowadays there must be a larger number. In the future the demand for air traffic services not only will increase as well it will dislocate operations scheduled to more not programed operations such as air taxi, charter and low cost small aircrafts. Consequently, the demand of support tools for traffic navigation and management increases along with the global implementation of the CNS/ATM system (Communication, Navigation, Surveillance/Air traffic management), which represents the generalized update of the GNSS technology (Global Navigation Satellite System) used in air transport. One of the main needs of the CNS/ATM system is to improve the capacity of the aeronautical informations system, mostly, regarding flight planning and the fulfilling of flight plans. In Brazil the automation of aeronautical informations has occurred in a disordered form, culminating with several independent and isolated databases, destined to attend specific needs of each sector linked to civil aviation. The consult to these information, according to the concepts of the CNS/ATM system, should be fast and of easy access. The consult processing is a vital part in any Database Manager System (SGBD). The heterogeneity in the several existing systems is the main obstacle to the information integration process. An efficient integration system has the objective of alowing the access means for obtaining heterogeneous and independent information through a global vision, minding the increase in number and volume of data sources available and the exponential growth of the new systems and applications. This research work boards the advantages of having a database endowed with compatible architeture of modern operational requisites, accessing information technology at the most upgraded versions. The integration of data exposed in this research focuses the choice of the architeture of database to be used and, mainly the Database Management System to be applied to integrate the air navigation systems in use nowadays.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação em Recursos Humanos em Transportes, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.06.TCC.1614
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.