Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16137
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuizaPortoAlbernaz_tcc.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Política de centralização de aquisições : um estudo de caso sobre a central de compras e contratações do Governo Federal
Autor(es): Albernaz, Luíza Porto
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Compras públicas
Central de compras
Gestão pública
Governo Federal (Brasil)
Data de apresentação: 12-Dez-2016
Data de publicação: 2-Mar-2017
Referência: ALBERNAZ, Luíza Porto. Política de centralização de aquisições: um estudo de caso sobre a central de compras e contratações do Governo Federal. 2016. 72 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho busca descrever a estratégia de centralização das aquisições da Administração Pública Federal (APF) com base no caso implementação da Central de Compras e Contratações do Governo Federal. A Central de Compras foi implementada em 2014 visando ao aperfeiçoamento do processo de aquisição, com ganho de eficiência. O referencial teórico trata da modernização da gestão pública, da transparência das compras, do poder de compra e estratégias de aquisição, da qualidade do gasto e os processos da APF, e ainda das mudanças no mercado via intervenção do setor público. A metodologia foi baseada em pesquisa qualitativa com os gestores responsáveis pela criação e manutenção da Central de Compras, mediante entrevista, análise de conteúdo e documental. Na parte empírica, são analisados: o processo de criação da Central de Compras e sua caracterização como uma prática de mudança da gestão pública, os efeitos decorrentes da utilização da Central como recurso de aperfeiçoamento da gestão pública e as eventuais melhorias para o processo de aquisições da Administração Pública Federal. A conclusão é de que a Central tem contribuído para decisões de aquisição alinhadas às necessidades dos seus usuários, buscando ampliar a eficiência alocativa dos recursos públicos.
Abstract: This paper aims to describe the strategy of Federal Public Administration procurement's centralization through the Purchasing and Hiring Central of the Federal Government. The Purchasing Central was implemented in 2014, seeking to improve the purchasing process, with efficiency gaining’s. The theoretical background approaches the public manegement’s modernization, transparency, strategies and purchase power, as well as the quality of spending and Federal Public Adminstration's processes, also addressing market changes due the government’s intervention. The methodology was based on a qualitative research with managers responsible for the creation and maintenance of the Purchasing Central, using interviews and document analysis. In the empirical part are analyzed: the creation process of the Purchasing Central and its characterization as an action of public management's changing, the effects of using the Central as an implement for public management perfectioning and the improvements in the public procurement process. It was concluded that the Central has been contributing to purchasing decisions aligned with user’s needs, aiming to expand the allocative efficiency of public resources.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons