Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IzabelaCristinaMesquita_tcc.pdf645,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Universidade Aberta do Brasil : estrutura da gestão de uma política de educação a distância no ensino superior
Autor(es): Mesquita, Izabela Cristina Azevedo de
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Educação à distância
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Ensino superior
Políticas públicas educacionais
Data de apresentação: 5-Dez-2016
Data de publicação: 2-Mar-2017
Referência: MESQUITA, Izabela Cristina Azevedo de. A Universidade Aberta do Brasil: estrutura da gestão de uma política de educação a distância no ensino superior. 2016. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com o advento da internet houve a modernização das instituições de ensino e do ensino a distância. Para democratizar e interiorizar o ensino superior no país foi criado o Sistema UAB. O Sistema Universidade Aberta do Brasil trata-se de uma política pública de articulação entre a Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC e a Diretoria de Educação a Distância - DED/CAPES com vistas à expansão da educação superior, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE. Esta pesquisa trabalha os conceitos de educação a distância e federalismo educacional buscando responder: Como os Instrumentos de Gestão contribuem para a interlocução efetiva entre as esferas atuantes na gestão do programa UAB do ponto de vista dos gestores do âmbito federal? Para responder essa problematização e atingir o objetivo geral da pesquisa foi utilizado o estudo de caso tendo em vista a caracterização da gestão do programa UAB, dentro da visão dos gestores dos entes federados (CAPES e IPES) e também quanto aos instrumentos de gestão e como estes permeiam o modelo de gestão do programa UAB. Para a realização desta pesquisa foi utilizada a entrevista como técnica de coleta de dados, tendo assim entrevistado os gestores da CAPES e da UAB que são responsáveis pela UAB, se utilizando da análise do conteúdo de Bardin (1977) para chegar à discussão e resultados. Os principais resultados indicam que a gestão possui resultado promissores, porém ainda há barreiras e limitações a se vencer no caminho de uma política pública para a democratização do ensino superior. Uma dessas barreiras é a efetividade da interlocução entre os entes responsáveis pela gestão, mesmo quando se apoiam em instrumentos de gestão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons