Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16103
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RenataPeixotoSarmentoCosta_tcc.pdf558,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficiência operacional e financeira das empresas do setor de seguros
Autor(es): Costa, Renata Peixoto Sarmento
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Análise envoltória de dados (DEA)
Empresas de seguros
Data de apresentação: 28-Nov-2016
Data de publicação: 23-Fev-2017
Referência: COSTA, Renata Peixoto Sarmento. Eficiência operacional e financeira das empresas do setor de seguros. 2016. 38 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo se constitui em uma pesquisa descritiva com o objetivo de analisar as eficiências financeira e operacional de uma amostra de 15 empresas do ramo de seguros, em operação no Brasil nos últimos 4 anos (2012 a 2015), que constavam na listagem dos ranking de seguradoras publicado pelo sindicato dos corretores de São Paulo, SINCOR (2016). Para construção do ranking de eficiência foram utilizados como variáveis as aplicações financeiras, a receita financeira, o resultado do exercício, Já para a construção do ranking operacional foram utilizadas as variáveis, prêmios emitidos e sinistros ocorridos. Para calcular os indicadores de eficiência, utilizou-se à análise envoltória de dados - DEA, que se trata de uma técnica não paramétrica que permite o trabalho com várias entradas (input) e saídas (output). Os resultados mostram que as maiores empresas do ramo de seguros não necessariamente são as mais eficiente do ponto de vista financeiro e operacional, até mesmo quando comparamos a companhia que tem melhor eficiência financeira sua posição no ranking operacional não é a mesma. Isso demonstra que para competir no mercado securitário precisa de um foco operacional e financeiro cada vez maior.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons