Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoaoPedroMagalhaesDaRocha_tcc.pdf625,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Grafeno como fonte de energia renovável : um estudo prospectivo
Autor(es): Rocha, João Pedro Magalhães da
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Energia elétrica - geração
Fontes alternativas de energia
Sustentabilidade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 22-Fev-2017
Referência: ROCHA, João Pedro Magalhães da. Grafeno como fonte de energia renovável: um estudo prospectivo. 2015. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com o crescente desenvolvimento das populações, a busca por métodos sustentáveis de se obter energia tem gerado uma demanda por fontes renováveis de energia, assim como o desenvolvimento de sistemas mais eficientes, de forma a garantir um desenvolvimento sustentável, onde a pesquisa e desenvolvimento de inovações tem exercido um papel importante. O grafeno, um material recém descoberto e que possui propriedades únicas nele concentradas, foi recentemente descoberto, e estudos apontam a possibilidade de utilizá-lo na área de geração e armazenamento de energia. Este trabalho realiza um estudo prospectivo sobre o grafeno como fonte de energia renovável através de uma análise documental, assim como a realização de entrevistas com pesquisadores e organizações que adotaram o material em suas atividades, com a finalidade de obter informações sobre as características e propriedades do grafeno, seu potencial como inovação, suas aplicações, sua adoção no contexto organizacional e possibilidades quanto a seu uso na área de energia sustentável. Os principais resultados indicam que o grafeno apresenta a possibilidade para produção de dispositivos e sistemas de energia limpa de alta eficiência a custos reduzidos, porém ainda há limitações quanto à sua sintetização e aplicação dificultam a comercialização em grande escala de produtos de grafeno.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons