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https://bdm.unb.br/handle/10483/16073
Título: | Valores do trabalho e intenção de ingresso no serviço público de estudantes de Administração da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Santana, Rafaela de Amorim |
Orientador(es): | Paschoal, Tatiane |
Assunto: | Valores do trabalho Estudantes universitários Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Administração - alunos Serviço público Perfil motivacional |
Data de apresentação: | 29-Nov-2016 |
Data de publicação: | 14-Fev-2017 |
Referência: | SANTANA, Rafaela de Amorim. Valores do trabalho e intenção de ingresso no serviço público de estudantes de Administração da Universidade de Brasília. 2016. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo verificar a existência da relação entre os valores do trabalho de alunos do Curso de Administração da Universidade de Brasília e a intenção de ingressar no serviço público. É sabido que a cada ano, o número de indivíduos inscritos em concursos públicos aumenta de forma considerável e o perfil de valores desse grupo pode ajudar a compreender a escolha pelo ingresso no serviço público. Para alcance dos objetivos, foi utilizado um questionário composto pela a Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho, desenvolvida e validada no Brasil, um item que avaliou a intenção de ingresso no serviço público e itens para descrição do perfil sociodemográfico dos participantes. A amostra foi composta por 154 alunos do Curso de Administração da Universidade de Brasília. Os dados foram analisados pelo software IBM SPSS com estatísticas descritivas e correlacionais. Os resultados evidenciaram três tipos de valores que compõem o topo da hierarquia de valores laborais dos alunos de administração pesquisados, a saber, realização, segurança e universalismo e benevolência, demonstrando a valorização de metas voltadas para o sucesso pessoal atrelada à estabilidade e bem-estar de pessoas próximas. Os resultados demonstraram correlação significativa dos valores segurança, autodeterminação/estimulação e realização com a intenção de ingresso no serviço público, demonstrando que esse grupo de alunos valoriza estabilidade, pensamento independente e sucesso expressado pelo exercício de suas competências. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
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