Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16073
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RafaeladeAmorimSantana_tcc.pdf501,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Valores do trabalho e intenção de ingresso no serviço público de estudantes de Administração da Universidade de Brasília
Autor(es): Santana, Rafaela de Amorim
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Valores do trabalho
Estudantes universitários
Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Administração - alunos
Serviço público
Perfil motivacional
Data de apresentação: 29-Nov-2016
Data de publicação: 14-Fev-2017
Referência: SANTANA, Rafaela de Amorim. Valores do trabalho e intenção de ingresso no serviço público de estudantes de Administração da Universidade de Brasília. 2016. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo verificar a existência da relação entre os valores do trabalho de alunos do Curso de Administração da Universidade de Brasília e a intenção de ingressar no serviço público. É sabido que a cada ano, o número de indivíduos inscritos em concursos públicos aumenta de forma considerável e o perfil de valores desse grupo pode ajudar a compreender a escolha pelo ingresso no serviço público. Para alcance dos objetivos, foi utilizado um questionário composto pela a Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho, desenvolvida e validada no Brasil, um item que avaliou a intenção de ingresso no serviço público e itens para descrição do perfil sociodemográfico dos participantes. A amostra foi composta por 154 alunos do Curso de Administração da Universidade de Brasília. Os dados foram analisados pelo software IBM SPSS com estatísticas descritivas e correlacionais. Os resultados evidenciaram três tipos de valores que compõem o topo da hierarquia de valores laborais dos alunos de administração pesquisados, a saber, realização, segurança e universalismo e benevolência, demonstrando a valorização de metas voltadas para o sucesso pessoal atrelada à estabilidade e bem-estar de pessoas próximas. Os resultados demonstraram correlação significativa dos valores segurança, autodeterminação/estimulação e realização com a intenção de ingresso no serviço público, demonstrando que esse grupo de alunos valoriza estabilidade, pensamento independente e sucesso expressado pelo exercício de suas competências.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons