Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16072
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaizzaCristinaBaptista_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Incentivos fiscais : evidenciação nos demonstrativos financeiros das empresas brasileiras de capital aberto
Autor(es): Baptista, Raizza Cristina de Oliveira
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Empresas de capital aberto
Incentivos fiscais
Evidenciação voluntária
Demonstrações financeiras
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 14-Fev-2017
Referência: BAPTISTA, Raizza Cristina de Oliveira. Incentivos fiscais: evidenciação nos demonstrativos financeiros das empresas brasileiras de capital aberto. 2016. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As empresas possuem a obrigação de repassar aos usuários informações de qualidade e com clareza para que seus usuários obtenham conhecimento das informações que os julguem importante e necessárias para a tomada de decisão (DANTAS et al., 2008). Os incentivos fiscais visam o desenvolvimento social, econômico e cultural de determinada região ou área, no entanto não existe uma lei que obriga a sua evidenciação, porém para que se atinjam os objetivos da divulgação contábil, devem ser detalhados em notas explicativas todos os fatos relevantes que influenciam na sua tributação. O presente artigo tem por objetivo analisar a evidenciação voluntária dos incentivos fiscais utilizados pelas empresas constantes no BM&FBOVESPA. Para a análise foram utilizadas as empresas do sitio da CVM que apresentam indícios da utilização dos incentivos fiscais. Das 176 empresas que apresentam indícios de incentivos fiscais nas suas Demonstrações Financeiras, somente 89 apresentam todos os incentivos fiscais que se beneficiam, porem é de maneira supérflua, não evidenciando com qualidade a informação dos incentivos fiscais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons