Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaCarolinaSilvaMartins_tcc.pdf596,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da política brasileira na BM&FBOVESPA e na Petrobras
Autor(es): Martins, Ana Carolina Silva
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Ações (Finanças) - mercado
Petrobras
BM&FBOVESPA
Mercado financeiro
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 13-Fev-2017
Referência: MARTINS, Ana Carolina Silva. A influência da política brasileira na BM&FBOVESPA e na Petrobras. 2016. [29] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar se o mercado financeiro é influenciado pela política brasileira, e se as ações da Petrobras, em Nova Iorque, também sofrem influência pela política brasileira. Para isso, foram estudadas diariamente as movimentações entre 2010 e 2016 da BM&FBOVESPA e NYSE. Os dados analisados foram dos fechamentos do índice Bovespa, dado em pontos, e do volume da Bovespa, dado em milhões de reais, além do valor de fechamento do preço das ações da Petrobras, dado em dólar. A partir dos pontos e do preço das ações, calculou-se a variação dada pela divisão do dia corrente sobre o dia anterior menos 1. O trabalho que orientou tal pesquisa foi o de Cutler et al (1988). Apesar do período explorado ter apresentado uma variação média pequena nos preços do mercado, sendo de 0,0009% para o índice Bovespa e -0,045% para a Petrobras, neste período ocorrem oscilações significativas, em que o índice Bovespa oscilou entre 6,494% e -8,085% e as cotações das ações da Petrobras no mercado externo entre 19,718% e -14,636%. De modo abrangente, no que se diz respeito à política brasileira e à influência das bolsas internacionais, o mercado financeiro brasileiro é um ambiente volátil. Como esperado, comprovou-se a correlação entre as ações da Petrobras e a Ibovespa, visto que a Petrobras é uma empresa com participação significante na economia brasileira.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, Coordenação de Pesquisa, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons