Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16055
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EmmanuelAlmeidadeOliveira_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Financiamentos rurais e agroindustriais : análise sobre a participação nos ativos dos bancos públicos e privados no Brasil de 2012 a 2015
Autor(es): Oliveira, Emmanuel Almeida de
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Crédito rural
Financiamento
Bancos
Data de apresentação: 7-Dez-2016
Data de publicação: 10-Fev-2017
Referência: OLIVEIRA, Emmanuel Almeida de. Financiamentos rurais e agroindustriais: análise sobre a participação nos ativos dos bancos públicos e privados no Brasil de 2012 a 2015. 2016. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo do trabalho foi analisar a participação de financiamentos rurais e agroindustriais nos ativos de bancos públicos e privados no período de 2012 a 2015. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. A amostra não probabilística foi composta por 24 bancos, sendo 12 públicos e 12 privados, constantes do relatório indicativo do Balanço Geral, publicado pelo Banco Central do Brasil, data base dezembro de 2012. Os dados coletados foram obtidos na data base de 31 de dezembro, considerando o último balancete de cada ano do período analisado. Para cada banco e em cada ano foram calculados três indicadores econômico-financeiros: 1. Participação dos financiamentos rurais e agroindustriais (FRAs) nas operações de crédito, 2. Participação dos FRAs no ativo circulante e realizável a longo prazo e 3. Participação dos FRAs nos ativos totais. As análises consideraram a segmentação dos bancos públicos e privados, empregando-se estatística descritiva e estatística inferencial com base nos testes Teste U de Mann-Whitney, Anova de Friedman e Teste de Postos com sinal de Wilcoxon. Constatou-se, após a apuração de 288 indicadores econômico-financeiros, que embora a estatística descritiva tenha apresentado indícios de diferenças na participação dos FRAs nos ativos de bancos públicos e privados, os resultados da estatística inferencial indicaram, em geral, que essas diferenças não foram significativas no período de 2012 a 2015. O estudo é inédito e seus resultados podem ser reproduzidos para outras pesquisas na área, além de auxiliar os acadêmicos e outras partes interessadas, como tomadores de decisão nas instituições financeiras e formuladores de políticas do governo, especialmente quanto à oferta de crédito rural no país.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons