Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16053
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IgorMenesesdeFreitas_tcc.pdf861,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Balanced Scorecard : um estudo de caso sobre o planejamento estratégico no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
Autor(es): Freitas, Igor Menêses de
Orientador(es): Oliveira, Roque Magno de
Assunto: Planejamento estratégico
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)
Balanced Scorecard (BSC)
Data de apresentação: 7-Dez-2016
Data de publicação: 10-Fev-2017
Referência: FREITAS, Igor Menêses de. Balanced Scorecard: um estudo de caso sobre o planejamento estratégico no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. 2016. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever como ocorreu a implementação do Projeto Gestão Estratégica 2010-2020 no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da metodologia Balanced Scorecard (BSC). Foi realizada uma entrevista com servidores do órgão, por meio da aplicação de um questionário aberto, com os principais servidores envolvidos na implementação do Projeto Gestão Estratégica 2010-2020 (PG), da Secretaria de Planejamento Estratégico (SECPLAN). Na pesquisa documental, focou-se nos principais conceitos de planejamento estratégico e BSC, bem como em estudos dos relatórios da gestão estratégica dos anos de 2010 e 2014, documentos oficiais divulgados pelo MPDFT. Com o resultado da pesquisa foi possível descrever como ocorreu o processo de implementação do Projeto Gestão Estratégica 2010-2020; como ocorria o planejamento do órgão antes deste projeto, além de dificuldades enfrentadas durante todo esse período. Verificou-se que o BSC está sendo implementado com sucesso e foi possível elencar sugestãos de práticas de gestão para uma adequada continuidade do Projeto, para os anos seguintes, tanto quanto a atuação da SECPLAN, quanto a atuação da administração superior do MPDFT; para, assim, promover uma cultura de planejamento e envolver ainda mais a administração superior no planejamento em si. Com esta pesquisa, pretendese aprimorar os conhecimentos adquiridos durante o período acadêmico e sinalizar boas práticas no que tange a continuidade adequada do Projeto até o ano de 2020.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a distância, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons