Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16052
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LauradeArrudaFerraz_tcc.pdf925,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa Trainee : contribuições para a carreira de acordo com a percepção de gestores ex-trainees
Autor(es): Ferraz, Laura de Arruda
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Treinamento profissional
Desenvolvimento profissional
Data de apresentação: 30-Nov-2016
Data de publicação: 10-Fev-2017
Referência: FERRAZ, Laura de Arruda. Programa Trainee: contribuições para a carreira de acordo com a percepção de gestores ex-trainees. 2016. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O mercado das grandes companhias multinacionais encontra-se cada vez mais concorrido dependendo, portanto, de profissionais de excelência para dar continuidade ao sucesso dos negócios. Com isso, as empresas passaram a investir em larga escala em seus funcionários, especialmente na captação e formação de jovens talentos, com o intuito de esses serem profissionais diferenciados e ocuparem posições estratégicas no futuro das organizações. Nesse contexto, os Programas Trainees se consolidaram na realidade das multinacionais no país tornando-se uma das principais portas de entrada para jovens talentos que, por sua vez, vislumbram trilhar uma carreira executiva de sucesso. O objetivo central dessa pesquisa foi identificar as principais contribuições que um Programa Trainee pode oferecer para a carreira, segundo a percepção de gestores ex-trainees de grandes empresas multinacionais no Brasil. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa descritiva, por meio de entrevistas presenciais, com duração de aproximadamente 40 minutos e com apoio de roteiro semiestruturado. Foram entrevistados oito gestores ex-trainees de quatro diferentes companhias, sendo que seis ocupam atualmente cargos de liderança como gerentes e coordenadores, sete possuem 30 anos ou menos, sendo seis mulheres e de diferentes formações, como: administração, relações internacionais, engenharia química e marketing. As perguntas foram elaboradas com base no referencial teórico do tema e abordavam questões como escopo dos PGTs, principais competências desenvolvidas, pontos positivos e negativos dos programas, carreira após os PGTs, principais contribuições dos programas para a carreira, entre outros aspectos. Os dados foram analisados por meio de técnica baseada em análise de conteúdo categorial temática, com a descrição de categorias a posteriori. Foi possível identificar sete principais contribuições diretas para a carreira dos entrevistados: Visão do negócio, Networking, Liderança, Aceleramento de carreia, Exposição, Mudança de mind-set e Melhoria de currículo. Os resultados demonstram que há de fato um aceleramento de carreira dos profissionais devido ao rápido e intenso desenvolvimento e à alta exposição durante os programas, corroborando aspectos já discutidos na literatura científica sobre o tema e indicando pontos positivos e possíveis pontos de desenvolvimento dos próprios PGTs.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons