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dc.contributor.advisorReyes Junior, Edgar-
dc.contributor.authorBraga, Fernando Guimarães-
dc.identifier.citationBRAGA, Fernando Guimarães. O contrato psicológico no Ministério das Relações Exteriores. 2016. 85 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Administração de Empresas, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como finalidade analisar a percepção que os servidores do Ministério das Relações Exteriores têm acerca do gerenciamento de seus contratos psicológicos pelo órgão. Para tanto, foram observadas as obrigações da organização para com o colaborador e as obrigações do funcionário para com a instituição. Um questionário objetivo foi respondido por 127 membros do Serviço Exterior Brasileiro lotados em diversos postos ao redor do mundo. Posteriormente, foi observada a existência de correlações entre variáveis do perfil demográfico e elementos associados às relações dos colaboradores com a instituição e ao nível de comprometimento afetivo deles. Por fim, são apresentadas implicações gerenciais pertinentes aos pontos críticos identificados a partir das respostas do questionário.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordServidores públicospt_BR
dc.subject.keywordMinistério das Relações Exteriores (MRE)pt_BR
dc.titleO contrato psicológico no Ministério das Relações Exteriorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-10T19:17:34Z-
dc.date.available2017-02-10T19:17:34Z-
dc.date.submitted2016-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16051-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study was to analyze the perception that the Ministry of Foreign Affairs‘ employees have about the management of their psychological contracts by the institution. The paper, therefore, observed the obligations of the organization towards the employee and the obligations of the employee towards the institution. A survey was answered by 127 members of the Brazilian Foreign Service from several consular offices around the world. Subsequently, it was observed the existence of statistical correlations between demographic variables and elements associated with the employees’ institutional relationships and the level of their affective commitment. Finally, management implications are presented according to the critical points identified in the questionnaire results.pt_BR
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