Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16050
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KarinedaSilvaLustosa_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do clima organizacional a partir da percepção dos colaboradores de uma autarquia federal no DF
Autor(es): Lustosa, Karine da Silva
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Clima organizacional
Setor público
Data de apresentação: 21-Nov-2016
Data de publicação: 10-Fev-2017
Referência: LUSTOSA, Karine da Silva. Análise do clima organizacional a partir da percepção dos colaboradores de uma autarquia federal no DF. 2016. 100 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O clima organizacional propicia uma melhor compreensão da relação organização-colaborador e tem grande influência no desempenho e resultado dos funcionários. Através de um diagnóstico de clima organizacional é possível identificar a real necessidade do funcionário para resolução dos problemas organizacionais, e assim, traçar estratégias e ações que possibilitem a convergência dos objetivos em direção a bons resultados. Por isso, este estudo tem como objetivo central avaliar o clima organizacional de uma autarquia federal no Distrito Federal, visando identificar a percepção dos seus colaboradores quanto aos fatores de clima. Busca-se verificar e apontar quais fatores influenciam o clima organizacional, identificando quais corroboram de forma positiva ou negativa na formação desse clima. Com isso, sugerir implicações gerenciais para que a empresa possa fazer a gestão do clima organizacional de forma a propiciar um ambiente de trabalho mais favorável, com maior similaridade de expectativas entre organização e indivíduo, e possivelmente, com melhores resultados. A discussão será baseada na pesquisa de clima realizada no Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, onde se aplicou, através da metodologia já validada por Leitão, Guimarães e Rosal (1998), um questionário para avaliação da percepção dos funcionários quanto a condições, práticas e procedimentos que caracterizam o dia a dia da organização. Participaram da pesquisa 140 funcionários tanto da área meio quanto da área fim. Foram identificados fatores que afetaram positivamente o clima organizacional, também, pontos de melhoria para organização, bem como, influentes negativas do clima organizacional que necessitam de ação gerencial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons