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Título: A sedução presente na Trilogia da Vida contraposta ao desencantamento de Salò, filmes de Pier Paolo Pasolini
Autor(es): Rocha, Gabriela Barbosa
Orientador(es): Silva, Gustavo de Castro e
Assunto: Adaptações para o cinema
Sexo no cinema
Erotismo
Sexualidade
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 10-Fev-2017
Referência: ROCHA, Gabriela Barbosa. A sedução presente na Trilogia da Vida contraposta ao desencantamento de Salò, filmes de Pier Paolo Pasolini. 2016. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho é uma reunião de pequenos ensaios, resultantes da visualização dos três filmes integrantes da Trilogia da Vida e Salò, do diretor italiano Pier Paolo Pasolini, e da leitura dos quatro respectivos livros que deram origem às adaptações cinematográficas. Os filmes foram analisados a partir das escolhas estéticas para representar o erotismo e os impulsos sexuais do ser humano. A bibliografia básica foi composta por três obras amplamente revisitadas: O Erotismo (1987), de Georges Bataille, D a Sedução (1991), Jean Baudrillard e A Cidade Perversa (2013), DanyRobert Dufour. Entendese que transformar o sexo em um personagem principal, foi a forma encontrada por Pasolini para decifrar o ser humano e ao mesmo tempo desafiálo à transgressão. A representação da sexualidade espelha a nostalgia de uma juventude arcaica, e depois a visão degradante de Pasolini sobre a juventude moderna.
Abstract: This work is a collection of short essays, resulting from the display of the three members of the Trilogy of Life and Salo, Italian director Pier Paolo Pasolini, and reading the four respective books that gave rise to film adaptations. The films were analyzed from the aesthetic choices to represent eroticism and sexual impulses of the human kind. The basic bibliography consisted of three works widely revisited: The Eroticism (1987), Georges Bataille, The Seduction (1991), Jean Baudrillard and The Wicked City (2013), DanyRobert Dufour. It is understood that turning sex into a main character, was the way found by Pasolini to decipher the human being and at the same time challenge you to transgression. The representation of sexuality reflects the nostalgia of an archaic youth, and then the degrading vision of Pasolini about modern youth.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2016.
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