Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16020
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeonardoAlvesdosSantos_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivadores do empreendedorismo tardio em empreendedores atuando no Distrito Federal
Autor(es): Santos, Leonardo Alves dos
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Empreendedor - perfil
Empreendedorismo
Data de apresentação: 29-Nov-2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: SANTOS, Leonardo Alves dos. Motivadores do empreendedorismo tardio em empreendedores atuando no Distrito Federal. 68 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Um grupo especial de empreendedor ocupa cada vez mais um papel de destaque. Trata-se do Empreendedor Tardio, um indivíduo que inicia um negócio próprio e contribui para a expansão da atividade econômica em um período mais tardio da vida. São empreendedores que se destacam dos mais jovens por uma bagagem de experiências que podem ser decisivas para o sucesso do empreendimento no futuro. Compreender os motivadores de um processo tão intrigante contribui para o crescimento de uma área relacionada ao empreendedorismo e ainda pouco explorada, quando comparada com as demais. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com sete empreendedores, selecionados por conveniência, que iniciaram seus respectivos negócios após os quarenta anos de idade. O método de análise utilizado foi a análise de conteúdo. Constatou-se a aposentadoria (ou sua perspectiva) como o principal motivador sobre a decisão pelo empreendedorismo. Dentre os resultados também destacaram-se a falta de figuras motivadoras do empreendedorismo em relacionamentos de nível primário, o prazer e satisfação proporcionados pelas atividades executadas no dia-a-dia dos negócios e a importância atribuída aos clientes pelos sujeitos analisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons