Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16018
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarcelladeOliveiraHolanda_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atuação das empresas na prevenção e no combate ao assédio moral no trabalho
Autor(es): Holanda, Marcella de Oliveira
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Assédio no ambiente de trabalho
Supermercados
Assédio moral
Data de apresentação: 29-Nov-2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: HOLANDA, Marcella de Oliveira. Atuação das empresas na prevenção e no combate ao assédio moral no trabalho. 2016. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O assédio moral não é um fenômeno atual, pois ocorre desde os primeiros tipos de relações trabalhistas da humanidade. Porém, os estudos referentes à temática foram iniciados por volta dos anos 1980 pelo psicólogo sueco Heinz Leymann. No Brasil, o fenômeno começou a ser objeto de pesquisa em 2001. O assédio moral é uma espécie de violência que acarreta inúmeros prejuízos à vítima, à empresa e à sociedade e, por isso, as empresas precisam adotar medidas para coibir o fenômeno no ambiente organizacional. Dessa forma, o presente estudo buscou identificar as medidas adotadas pelas organizações para a prevenção e combate ao assédio moral. Para esse fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 responsáveis pela área de Gestão de Pessoas de 10 supermercados do Distrito Federal por meio de um roteiro com oito perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva básica e as respostas que não estavam dentro do padrão de resposta dos entrevistados foram anotadas separadamente para a discussão. No que tange aos resultados, foi identificado que as empresas adotam poucos mecanismos de prevenção e combate ao assédio moral. Também foi verificado que o fenômeno não é discutido entre os funcionários dos supermercados. Concluiu-se que as organizações estudadas não estão tendo uma postura clara diante da prevenção e do combate ao assédio moral.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons