Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16015
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JessicaAlvesSantanaBatista_tcc.pdf1,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho de equipes de futebol : uma análise da vantagem de jogar em casa
Autor(es): Batista, Jéssica Alves Santana
Orientador(es): Santos Júnior, Carlos Denner dos
Assunto: Futebol
Esportes
Data de apresentação: 6-Nov-2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: BATISTA, Jéssica Alves Santana. Desempenho de equipes de futebol: uma análise da vantagem de jogar em casa. 2016. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O futebol como negócio tem evoluído muito nos últimos anos. No Brasil, este segmento contabiliza mais de 300 mil empregos diretos e 580 mil empregos indiretos. Nesse sentido, a boa administração do Clube-empresa torna-se indispensável aos gestores e dirigentes do esporte. Além disso, conhecer a equipe adversária e entender os fatores que estão associados ao desempenho dos atletas é de extrema importância por parte de treinadores e jogadores. Um fato bem documentado para vários esportes coletivos e individuais é a vantagem de jogar em casa (VC) em uma competição, o que vem sendo um importante objeto de estudo no futebol mundial. Ciente disso, o presente estudo buscou identificar os principais fatores de influência no desempenho de equipes de futebol dentro de casa. A pesquisa foi realizada por meio da análise de dados coletados jogo a jogo dos doze times que participaram da Série A nos anos de 2013, 2014 e 2015 do Campeonato Brasileiro. O estudo propôs cinco fatores influentes no desempenho em casa: a qualidade técnica dos times, o desgaste físico dos atletas, a tática adotada pelo treinador, o efeito da torcida e a influência arbitral. Esses fatores foram confirmados pelos resultados da análise como significativos na relação com a variável dependente Desempenho. Dessa forma o estudo contribuiu para que gestores, dirigentes, treinadores, auxiliares técnicos bem como os próprios jogadores, compreendam melhor os fatores que influenciam o desempenho das equipes em casa de forma a utilizar estratégias e técnicas que diminuam ou aumentem o efeito desta vantagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons