Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16009
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ViniciusPiresdeAlmeidaSilva_tcc.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Localização de instalações : um estudo de caso aplicado à piscicultura no DF
Autor(es): Silva, Vinícius Pires de Almeida
Orientador(es): Reis, Silvia Araújo dos
Assunto: Empresas rurais
Agronegócios
Piscicultura
Data de apresentação: 7-Dez-2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: SILVA, Vinícius Pires de Almeida. Localização de instalações: um estudo de caso aplicado à piscicultura no DF. 2016. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com a crescente discussão acerca de sustentabilidade socioambiental e nutrição no mundo, alguns temas vem sendo discutidos e apontados como alternativas para problemas atuais e futuros. Um dos temas que começa a ganhar foco dentro deste contexto é a aquicultura, que consiste na criação de organismos que possuem ciclos de vida total ou parcialmente em meios aquáticos. A aquicultura tem sido apontada com uma solução para diminuição da pesca predatória, além de fornecer fontes saudáveis de alimentação e ter o potencial de incentivar uma atividade econômica para pequenos produtores rurais. Dentro deste contexto, este trabalho teve como objetivo determinar a localização ótima, considerando-se os menores custos de transportes da cadeia de suprimentos, para um novo negócio de criação de tilápias no Distrito Federal e suas regiões adjacentes. Para o alcance do objetivo procedeu-se inicialmente uma revisão sistemática da literatura de localização de instalações de agronegócios a fim de entender melhor o funcionamento e dinâmica deste setor. De posse destas informações, aplicou-se o método do centro de gravidade exato a fim de se determinar uma coordenada geográfica que fosse capaz de minimizar custos de transporte para negócios de piscicultura de tilápias no distrito federal. Após aplicação do modelo, encontrou-se um ponto situado na região administrativa Vicente Pires, onde os custos para transporte dos insumos é o menor. Constatou-se ainda que as pesquisas na área de piscicultura ainda são escassas, e por esta razão se concluiu com este trabalho que faz-se necessário uma maior esforço de pesquisa nesta área a fim de que se entenda melhor todos os fatores envolvidos. Para estudos futuros, recomenda-se que seja feito um levantamento das variáveis que influenciam na tomada de decisão em problemas de localização de instalações na área de piscicultura, além de apontar pesos para cada um destes fatores dentro do processo decisório. Também se concluiu que o uso de GIS (Global Information System) é fundamental em estudos deste tipo, de forma que se recomenda o uso desta ferramenta em estudos futuros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons