Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fortes, José Augusto Abreu Sá | - |
dc.contributor.author | Soares, José Ronaldo | - |
dc.identifier.citation | SOARES, José Ronaldo. Análise dos modelos de dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuários. 2008. 74 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2008. | en |
dc.description.abstract | Com a chegada da tecnologia da informação e de novos equipamentos de auto-atendimento em aeroportos, verifica-se que os crítérios de dimensionamento de aeroportos serão influenciados por novas ferramentas de auxilio ao conforto. Paralelamente, verifica-se um interrelacionamento entre os métodos de dimensionamento relacionados a índices de conforto diferenciados. Em uma breve avaliação de um aeroporto observa-se que, com a tecnologia, ajustes da malha aérea e o reposicionamento dos componentes de um terminal de passageiros poderá influenciar na sua reforma ou ampliação. A intenção desta pesquisa é despertar a atenção dos planejadores de aeroportos de forma que não superdimensionem os terminais de passageiros, e procurem utilizar ferramentas disponíveis no mercado como fator gerador de comforto e espaço. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Aeronáutica comercial | en |
dc.subject.keyword | Infraestrutura aeroportuária | en |
dc.subject.keyword | Aeroportos | en |
dc.title | Análise dos modelos de dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuários | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-03-18T13:04:25Z | - |
dc.date.available | 2011-03-18T13:04:25Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-18T13:04:25Z | - |
dc.date.submitted | 2008-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1599 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | With information technology and self-attendance equipments innovation at airports, it appears that the criteria used for sizing airports will be influenced by new comfort auxiliary tools. In parallel, there is an interrelation between the methods of scaling related to different indices of comfort. In a brief assessment of a single INFRAERO airport, it is observed that with the technology, flights schedules adjustment and repositioning of the passenger terminal components can influence in their reform or expansion. The intention of this research is to avoid oversizing airports terminals projects, and to set up the habit of using the available tools as a generating factor of comfort and space. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2008.07.TCC.1599 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão da Aviação Civil
|