Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1599
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_JoseRonaldoSoares.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFortes, José Augusto Abreu Sá-
dc.contributor.authorSoares, José Ronaldo-
dc.identifier.citationSOARES, José Ronaldo. Análise dos modelos de dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuários. 2008. 74 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2008.en
dc.description.abstractCom a chegada da tecnologia da informação e de novos equipamentos de auto-atendimento em aeroportos, verifica-se que os crítérios de dimensionamento de aeroportos serão influenciados por novas ferramentas de auxilio ao conforto. Paralelamente, verifica-se um interrelacionamento entre os métodos de dimensionamento relacionados a índices de conforto diferenciados. Em uma breve avaliação de um aeroporto observa-se que, com a tecnologia, ajustes da malha aérea e o reposicionamento dos componentes de um terminal de passageiros poderá influenciar na sua reforma ou ampliação. A intenção desta pesquisa é despertar a atenção dos planejadores de aeroportos de forma que não superdimensionem os terminais de passageiros, e procurem utilizar ferramentas disponíveis no mercado como fator gerador de comforto e espaço.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAeronáutica comercialen
dc.subject.keywordInfraestrutura aeroportuáriaen
dc.subject.keywordAeroportosen
dc.titleAnálise dos modelos de dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuáriosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-03-18T13:04:25Z-
dc.date.available2011-03-18T13:04:25Z-
dc.date.issued2011-03-18T13:04:25Z-
dc.date.submitted2008-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1599-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1With information technology and self-attendance equipments innovation at airports, it appears that the criteria used for sizing airports will be influenced by new comfort auxiliary tools. In parallel, there is an interrelation between the methods of scaling related to different indices of comfort. In a brief assessment of a single INFRAERO airport, it is observed that with the technology, flights schedules adjustment and repositioning of the passenger terminal components can influence in their reform or expansion. The intention of this research is to avoid oversizing airports terminals projects, and to set up the habit of using the available tools as a generating factor of comfort and space.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.07.TCC.1599pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.