Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15990
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GustavoSoaresBraga_tcc.pdf2,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da usabilidade do transporte público aquaviário entre os municípios do Rio de Janeiro e Niterói
Autor(es): Braga, Gustavo Soares
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Coorientador(es): Silva, Roberto Bernardo da
Assunto: Transporte público
Transporte aquaviário
Mobilidade urbana
Data de apresentação: 19-Out-2016
Data de publicação: 8-Fev-2017
Referência: BRAGA, Gustavo Soares. Análise da usabilidade do transporte público aquaviário entre os municípios do Rio de Janeiro e Niterói. 2016. 78 f. il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar o nível da qualidade dos serviços de mobilidade urbana coletiva oferecida na interligação dos municípios Rio de Janeiro e Niterói através do modal aquaviário, através da identificação dos elementos que fazem diferença para o usuário na usabilidade do sistema. Durante o processo de pesquisa e diagnóstico foram identificados os elementos que fazem diferença para o usuário na usabilidade do referido sistema de transporte que representa uma alternativa ao modal rodoviário, predominante no país. O trabalho consiste nas etapas metodológicas estabelecidas na fase de planejamento e execução da pesquisa, com destaque para: a definição do campo, o objeto estudado, revisão da literatura, definição de critérios, coleta de dados, análise dos dados e informações conclusivas. A pesquisa é teórica e empírica, pois se fundamenta de uma revisão teórica, porém foi feita uma coleta de dados através de questionários aplicados diretamente aos usuários do sistema. O diagnóstico final do sistema constatou que os critérios que mais produzem impacto na percepção do usuário são a sua confiabilidade e seu custo direto, a tarifa, uma vez estabelecidos os padrões mínimos para todos os critérios, estes dois são os que se sobressaem na ótica do usuário e também os que recebem maior rigor no momento de sua avaliação, tal rigor refletiu como o pior desempenho na percepção dos usuários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons