Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15987
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IannaCarolinedeMorais_tcc.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação, normatização e desafios estratégicos de um negócio inovador no ramo de alimentação : um estudo sobre o mercado de food trucks
Autor(es): Morais, Ianna Caroline de
Orientador(es): Paiva, João Carlos Neves de
Assunto: Food truck
Alimentação
Marketing - estratégias
Data de apresentação: 2-Dez-2016
Data de publicação: 8-Fev-2017
Referência: MORAIS, Ianna Caroline de. Implementação, normatização e desafios estratégicos de um negócio inovador no ramo de alimentação: um estudo sobre o mercado de food trucks. 2016. 105 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com a crise de 2008 que eclodiu nos EUA, muitos restaurantes declararam falência. Dessa forma, alguns chefes de cozinha optaram por investir em food trucks, contribuindo para a população desses veículos. No Brasil, em pouco tempo, este modelo de negócio conquistou uma quantidade significativa de novos investidores, tornando-se um verdadeiro fenômeno. Porém, como qualquer empreendimento, enfrenta dificuldades para sua implementação e gestão, principalmente por se tratar de um negócio inovador. Nesse contexto, o objetivo geral do estudo foi identificar e analisar os impactos dos principais fatores estratégicos presentes no processo de implementação, funcionamento e normatização no mercado de food trucks. Tendo em vista que o estudo possui caráter exploratório e natureza qualitativa, além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas individuais com os principais atores envolvidos na implementação desse mercado em Brasília (DF). A partir das evidências empíricas, foi possível identificar que o aspecto normativo é estratégico e determinante para que a atividade exercida pelos food trucks possa se desenvolver em um ambiente leal de concorrência, devido ao condão que possui de criar limitações capazes de inviabilizar um negócio. Entretanto, no presente caso, esse potencial fator restritivo foi mitigado por várias ações, principalmente, em razão da boa articulação dos gestores públicos com as partes interessadas nesse processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons