Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15986
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IsabelleCristinaGalindoCurvelo_tcc.pdf862,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da percepção dos atributos relativos aos alimentos orgânicos na intenção de compra de consumidores do DF
Autor(es): Curvelo, Isabelle Cristina Galindo
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Alimentos orgânicos
Consumidores - comportamento de compra
Consumo alimentar
Data de apresentação: 2-Dez-2016
Data de publicação: 8-Fev-2017
Referência: CURVELO, Isabelle Cristina Galindo. A influência da percepção dos atributos relativos aos alimentos orgânicos na intenção de compra de consumidores do DF. 2016. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar a influência da percepção dos atributos relativos aos alimentos orgânicos na intenção de compra dos consumidores do Distrito Federal. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de elencar e aprofundar os conceitos que permeiam as variáveis do estudo: consumidor verde, atributos e intenção de compra. Concomitantemente com a pesquisa acerca dos atributos, cinco fatores foram selecionados para serem estudados, estes foram: Conteúdo nutricional, Conteúdo natural, Bem-estar ecológico, Apelo sensorial e Preço. Quanto às características do estudo, este possui caráter descritivo, abordagem quantitativa e corte transversal. A coleta de dados foi realizada em uma plataforma online, sendo que o questionário foi divulgado maciçamente em redes sociais e grupos com temas específicos relativos aos orgânicos. A análise dos dados foi realizada por meio da análise da estatística descritiva, Análise Fatorial Exploratória e Regressão Múltipla Linear. Os resultados mostraram que somente o fator Bem-estar ecológico não exercia influência na intenção de compra dos consumidores. O fator Conteúdo nutricional é o que mais exerce influência com um beta de 0,324, seguido do Conteúdo natural e Preço. O resultado principal mostrou que os atributos, em conjunto, influenciam 21,1% da intenção de compra. Tendo em vista estes dados, concluiu-se que os ofertantes devem criar estratégias de marketing focadas no preço e na promoção mais eficientes aproveitando os benefícios que os consumidores percebem sobre os alimentos orgânicos. Limitações e sugestões para futuras pesquisas são discutidas ao longo das conclusões.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons