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Título: Análise de necessidades de treinamento : estudo em um órgão público do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Isabelle Lopes de
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Treinamento profissional
Organizações públicas
Desenvolvimento de pessoas
Data de apresentação: 29-Nov-2016
Data de publicação: 8-Fev-2017
Referência: OLIVEIRA, Isabelle Lopes de. Análise de necessidades de treinamento: estudo em um órgão público do Distrito Federal. 2016. 102 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi analisar as necessidades de treinamento de uma amostra de trabalhadores de uma organização pública no Distrito Federal. Foi utilizado um método prospectivo de ANT desenvolvido e testado no setor público brasileiro. A pesquisa foi realizada em um órgão público do Distrito Federal e teve as seguintes etapas metodológicas: (i) grupo focal, (ii) entrevistas semiestruturadas, construção e (iii) aplicação do instrumento quantitativo de ANT. O estudo adotou amostragem por conveniencia e abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa. Objetivou-se determinar os desafios e mudanças futuras da organização, bem como identificar as competências necessárias para os servidores públicos superarem eles. Dessa forma, foram definidos sete desafios e mudanças alinhadas à estratégia da organização e elaborados 33 indicadores (itens) agrupados em sete categorias de competência. O questionário quantitativo de avaliação de necessidades de treinamento foi aplicado em 172 servidores, sendo que os itens foram associados a escalas do tipo Likert de 11 pontos, de importância e domínio. Para analisar os dados do grupo focal e das entrevistas de validação foi aplicada técnica baseada em análise de conteúdo categorial temárica. Já para os dados coletados com base na escala de ANT foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Scienc). Os resultados apontaram as categorias e os itens de competências que possuem maior prioridade de treinamento para a organização e para os servidores. Foram identificadas necessidades alinhadas à estratégia e aos ambientes interno e externo da organização. O método prospectivo utilizado demonstrou-se útil para a descrição de lacunas de competências e posterior desenho e avaliação instrucionais. Ao final, o trabalho apresenta os limites da pesquisa e recomenda que sejam realizados outros estudos que tentem responder às lacunas identificadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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