Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15985
Título: | Análise de necessidades de treinamento : estudo em um órgão público do Distrito Federal |
Autor(es): | Oliveira, Isabelle Lopes de |
Orientador(es): | Ferreira, Rodrigo Rezende |
Assunto: | Treinamento profissional Organizações públicas Desenvolvimento de pessoas |
Data de apresentação: | 29-Nov-2016 |
Data de publicação: | 8-Fev-2017 |
Referência: | OLIVEIRA, Isabelle Lopes de. Análise de necessidades de treinamento: estudo em um órgão público do Distrito Federal. 2016. 102 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O objetivo geral da pesquisa foi analisar as necessidades de treinamento de uma amostra de trabalhadores de uma organização pública no Distrito Federal. Foi utilizado um método prospectivo de ANT desenvolvido e testado no setor público brasileiro. A pesquisa foi realizada em um órgão público do Distrito Federal e teve as seguintes etapas metodológicas: (i) grupo focal, (ii) entrevistas semiestruturadas, construção e (iii) aplicação do instrumento quantitativo de ANT. O estudo adotou amostragem por conveniencia e abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa. Objetivou-se determinar os desafios e mudanças futuras da organização, bem como identificar as competências necessárias para os servidores públicos superarem eles. Dessa forma, foram definidos sete desafios e mudanças alinhadas à estratégia da organização e elaborados 33 indicadores (itens) agrupados em sete categorias de competência. O questionário quantitativo de avaliação de necessidades de treinamento foi aplicado em 172 servidores, sendo que os itens foram associados a escalas do tipo Likert de 11 pontos, de importância e domínio. Para analisar os dados do grupo focal e das entrevistas de validação foi aplicada técnica baseada em análise de conteúdo categorial temárica. Já para os dados coletados com base na escala de ANT foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Scienc). Os resultados apontaram as categorias e os itens de competências que possuem maior prioridade de treinamento para a organização e para os servidores. Foram identificadas necessidades alinhadas à estratégia e aos ambientes interno e externo da organização. O método prospectivo utilizado demonstrou-se útil para a descrição de lacunas de competências e posterior desenho e avaliação instrucionais. Ao final, o trabalho apresenta os limites da pesquisa e recomenda que sejam realizados outros estudos que tentem responder às lacunas identificadas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons