Título: | Análise dos benefícios ao transporte aéreo na região sul a ser propiciado pela melhoria da infraestrutura aeroportuária |
Autor(es): | Natal, Luís Cláudio Mallorca |
Orientador(es): | Barreto, Eduardo Müssnich |
Assunto: | Aeronáutica comercial Infraestrutura aeroportuária Aeroportos |
Data de apresentação: | 2-Out-2009 |
Data de publicação: | 18-Mar-2011 |
Referência: | NATAL, Luís Cláudio Mallorca. Análise dos benefícios ao transporte aéreo na região sul a ser propiciado pela melhoria da infraestrutura aeroportuária. 2009. 100 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | Apesar do grande crescimento tecnológico incorporado ao transporte aéreo mundial nos últimos 30 anos, no Brasil as estratégias para o desenvolvimento adequado da infraestrutura aeronáutica e aeroportuária são incipientes. Os aeroportos assumem um papel mais sofisticado, tornam-se entrepostos de comércios e de negócios e, além disso, competem entre si. A falta de um planejamento nacional adequado para o desenvolvimento do transporte aéreo tem permitido a manutenção de antigas limitações na infraestrutura aeronáutica do país. Em face desta ausência, a decisão sobre a orientação dos investimentos foi transferida para Estados e Municípios, onde se constata um forte direcionamento para soluções políticas em detrimento das questões técnicas. A aplicação dos recursos federais, destinados ao desenvolvimento do transporte aéreo e explicitados ao longo do trabalho, deve ser estimulada mediante adequada análise econômica e de desenvolvimento regional, principalmente pela elasticidade do mercado constatada nos últimos 10 anos. Uma visão de planejamento que induza ao desenvolvimento econômico e social das regiões sobre a influência de um aeroporto poderá, em médio prazo, impulsionar uma nova filosofia aeroportuária, que contemple investimentos crescentes através de uma priorização adequada para melhoria da infraestrutura aeronáutica e aeroportuária. A região sul, berço da aviação comercial no Brasil, segue ampliando o mercado do transporte aéreo regional por iniciativa de pequenas empresas, mas ainda apresenta importantes restrições na capacidade operacional na maioria de seus aeródromos. Nesta monografia, foram analisadas as características dos aeródromos da Região Sul com o objetivo de identificar as melhorias necessárias na infraestrutura aeronáutica e aeroportuária com o objetivo de operar aeronaves de médio porte, proporcionando assim um aumento do número de cidades atendidas pelo transporte aéreo regular. |
Abstract: | Despite the great technological growth incorporated in worldwide air transport over the past 30 years, in Brazil the appropriate strategies to the devlopment of aeronautical and airport infrastructure is incipient. The airports take on a more sophisticated function, they becoming trading posts and, furthermore, competing against each other. The lack of an adequate national planning for the development of air transport has allowed the maintenance of old restrictions on the country's aviation infrastructure. Because of this, the decision on the direction of investment was transferred to states and municipalities, where there has been a strong trend to political rather than technical solutions. The application of federal resources for the development of air transport is detailed in this paper. It should be encouraged by appropriate economic analysis and by regional development, mainly by the elasticity of the market in the last 10 years. A vision of planning that leads to economic and social development of regions under the influence of an airport may stimulate, in the medium term, a new airport’s philosophy that includes increased investments through an appropriate prioritization to improve aeronautical and airport infrastructure. The Southern Region, which is the birthplace of commercial aviation in Brazil, is enlarging the market for regional air transport by initiative of small enterprises, but it still has significant restrictions on operational capability in most of its aerodromes. In this monograph, the characteristics of the aerodromes of the Southern Region were analyzed with the objective of identifying the necessary improvements in the aeronautical infrastructure necessary for the operation of aircrafts of medium load, providing, therefore, like this an increase of the number of cities assisted by the air transport. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação em Recursos Humanos em Transportes, 2009. |
DOI: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1598 |
Aparece na Coleção: | Gestão da Aviação Civil
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.