Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BarbaraGoncalvesdeSenaConceicao_tcc.pdf845,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas ambientais em pequenas empresas : benefícios percebidos
Autor(es): Conceição, Bárbara Gonçalves de Sena
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Sustentabilidade
Pequenas e médias empresas
Responsabilidade social
Desenvolvimento sustentável
Práticas sustentáveis
Responsabilidade socioambiental
Data de apresentação: 5-Dez-2016
Data de publicação: 7-Fev-2017
Referência: CONCEIÇÃO, Bárbara Gonçalves de Sena. Práticas ambientais em pequenas empresas: benefícios percebidos. 2016. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A sustentabilidade inserida no contexto organizacional, assim como entender a sua importância, são fatores cruciais para as empresas inseridas no mercado competitivo atual, de forma que a introdução de práticas sustentáveis pode trazer tanto benefícios internos, como externos para as organizações e também, vantagem competitiva. Nesse contexto, quando as empresas incluem nas suas estratégias a Responsabilidade Social Empresarial, os benefícios são inúmeros, desde benefícios econômicos, até a melhora da imagem das empresas, o que vai muito além de seus clientes. Sendo assim, o objetivo central deste estudo foi identificar se pequenas empresas reconhecem os benefícios advindos de práticas sustentáveis e se sabem ao certo por que adotam ou deixam de adotar tais práticas. A natureza da pesquisa é quantitativa e como instrumentos de coleta foram adotados o questionário e a observação, sendo a amostra final da pesquisa composta por 40 salões de belezas localizados no Distrito Federal, ramo que se optou para realizar o estudo. A análise dos resultados foi feita através de estatísticas descritivas. A partir do estudo pôde-se perceber que muitas vezes as organizações que adotam práticas de sustentabilidade, sabem que podem ter algum retorno a partir disso, mas não conhecem esse retorno e os benefícios advindos dessa introdução. Ou ainda, adotam poucas práticas porque não conhecem o verdadeiro retorno advindo de todas as práticas. Em relação a contribuições gerenciais, o presente estudo pode auxiliar gestores na identificação e na adoção de práticas sustentáveis, tornando possível concluir se a adoção dessas é ou não viável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons