Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15975
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BrunadaSilvaPedreira_tcc.pdf3,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Incubadoras de empresas : o estudo de empresas incubadas e graduadas do programa de incubação do CDT
Autor(es): Pedreira, Bruna da Silva
Orientador(es): Nascimento Júnior, Antônio
Assunto: Incubadoras de empresas
Empreendedorismo
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB)
Empresas
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 7-Fev-2017
Referência: PEDREIRA, Bruna da Silva. Incubadoras de empresas: o estudo de empresas incubadas e graduadas do programa de incubação do CDT. 2016. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso é o resultado de um estudo sobre os fatores que influenciam no sucesso de empresas graduadas e incubadas. Será visto inicialmente o histórico de empresas incubadas, depois o que as caracteriza como empresas de base tecnológica. Posteriormente, como funciona o processo de incubação no objeto de estudo escolhido, o CDT. Em seguida, serão discutidos os fatores que podem influenciar para que uma empresa obtenha bons resultados e prospere no mercado de trabalho. Será abordada a forma que a pesquisa foi realizada com os empreendedores, por meio de questionário, telefonemas e visita ao local de trabalho. A pesquisa realizada foi quantitativa, explicativa e descritiva. O levantamento de dados utilizou a técnica Survey, e a escala Likert. Por fim, os resultados obtidos com a pesquisa demonstraram certa insatisfação das empresas que já saíram do projeto e certo contentamento das empresas que estão incubadas. Os fatores que tiveram maior concordância quanto ao diferencial de uma empresa que passa pelo processo de incubação foram a infraestrutura, acerto na escolha dos sócios, a busca por atualização das empresas incubadas, competência profissional, prazer e vontade de querer fazer as coisas bem-feitas. Alguns obstáculos são os investimentos feitos pelos próprios sócios, consultores despreparados, burocracia da UnB, dificuldade de conseguir uma patente, não ter apoio no período de pós- incubação. Devido aos fatos da taxa de mortalidade entre empresas graduadas ser elevada, das empresas graduadas terem um sentimento de descontentamento com o programa e o CDT não ter atualizado, ou não ter disponibilizado, a quantidade de empresas graduadas que ainda permanecem no mercado, a incubadora demonstrou-se somente como uma facilitadora no momento inicial das empresas, mas não um diferencial para permanência no mercado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons