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Título: Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo
Autor(es): Franco, Bernardo de Miranda
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Cultura organizacional
Turismo - aspectos econômicos
Inovação
Data de apresentação: 6-Dez-2016
Data de publicação: 6-Fev-2017
Referência: FRANCO, Bernardo de Miranda. Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo. 2016. 37 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As discussões a respeito da cultura das organizações geram uma série de hipóteses acerca do que são ações desejáveis para que as empresas alcancem sucesso no mercado em que estão inseridas. Um tema que mostra-se bastante presente na literatura atual é a inovação. A cultura de uma organização pode apresentar facilidades ou dificuldades na introdução de ações inovadoras que são responsáveis, muitas vezes, pelo surgimento de diferenciais competitivos em seu segmento. Diante disso, este trabalho busca descrever e identificar os níveis de orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo, comparando entre elas os atributos que caracterizam uma cultura orientada para inovação. Na pesquisa realizada fez-se uso da Escala de Orientação Cultural para Inovação (EOCI), construída a partir de definições da literatura dos temas de cultura organizacional e inovação, possuindo índices de validade consistentes, por meio de testes estatísticos, para utilização no âmbito das empresas brasileiras. A escala foi aplicada presencialmente em respondentes de 10 empresas do ramo do turismo em Brasília-DF. Os resultados apontaram que, em média, os níveis de orientação cultural para inovação percebidos pelos respondentes (funcionários das empresas), são relativamente baixos, mas existe variabilidade na percepção de tais características entre os respondentes das empresas. Esta pesquisa busca incentivar a ampliação dos conhecimentos sobre o tema de inovação, e assim, dar suporte às empresas de prestação de serviços, por meio de comparações que as permitam visualizar fraquezas e oportunidades em seu meio que antes não eram percebidas. Sobretudo, a pesquisa apresenta importância prática para as instituições em questão por contribuir para soluções que visem melhorias de gestão, tal como o aumento da eficiência organizacional e, por consequência, do nível de competitividade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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